Reforma da Previdência no Senado: um abacaxi a menos para Dias e Alepi

Reforma da Previdência no Senado: um abacaxi a menos para Dias e Alepi

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Uma das apostas do governador Wellington Dias (PT), a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência quando for votada no Senado, deve mesmo ocorrer. Quem confirmou foi o provável relator da PEC no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE): “A chance é grande”. 

Para o senador, a reforma será aprovada com mais rapidez no Senado. Segundo ele, “se tudo correr bem”, a votação será realizada na Casa até setembro. 

Ou seja, menos um abacaxi para ser descascado por Dias em uma votação que prometia ser arrastada e desgastante na Assembleia Legislativa do Piauí.

O tamanho do problema

Para se ter dimensão do tamanho do problema, o déficit, ou seja, o volume financeiro que o Tesouro Estadual precisa colocar nas contas para compensar a arrecadação com o que vai para a Previdência, é de R$ 900 milhões. 

O buraco é significativo, mas apesar disso, o déficit previdenciário do Piauí ainda é o segundo menor índice da região Nordeste e o quinto em comparação com outros estados do país. Cada piauiense paga, em média, R$ 286 por ano para cobrir o déficit do fundo previdenciário. Esses recursos, claro, poderiam ser investidos em obras de infraestrutura, saúde e educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES