“República não deu certo”, diz grupo do PI que quer volta da monarquia

“República não deu certo”, diz grupo do PI que quer volta da monarquia

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A República “não tem dado certo”, avalia a professora de inglês Verônica Andrade Lemos, secretária geral do Círculo Monárquico do Piauí. Ela contou nesta sexta-feira, 21, ao blog Primeira Mão que o grupo que deseja a volta da monarquia ao Brasil está presente em mais de 10 cidades no Piauí e defende que seja realizado um referendo para que a população tenha a oportunidade de decidir se continua com o presidencialismo ou retorna à monarquia.

Eles planejam trazer dom Bertrand, bisneto da princesa Isabel e trineto de dom Pedro II, ao Piauí. Bertrand é favorável à restauração da monarquia no Brasil. “Estamos tentando, não tem nada certo. Ele deve participar do encontro monárquico de Fortaleza, em setembro, e como é perto, estamos tentando trazê-lo para dar uma palestra em Teresina”, informou Verônica.

O grupo também vai atuar com ações concretas, como limpar o busto de Pedro II, que foi pichado, e “adotar” a Praça Pedro II, em Teresina, conforme informado em reportagem do jornalista Lucrécio Arraes, do jornal Meio Norte. “Gostaríamos de fazer a mesma coisa com monumento em homenagem a Teresa Cristina, que fica na Praça Edgar Nogueira. A praça está muito suja e o monumento está abandonado. Se Poder Público não está correspondendo na manutenção do patrimônio histórico, podemos puxar para nós essa responsabilidade e dar nossa contribuição”.

Ela diz que o movimento monarquista está “crescendo muito” no Piauí, e atribui o fato ao “descontentamento da população com a República”: “Alguns dos países mais desenvolvidos do mundo são monarquias”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES