Secretariado de Rafael Fonteles: veja lista com os nomes mais cotados

Em geral, secretarias indicadas por partidos políticos em governos podem ter essa autonomia maior, o que os políticos chamam de “porteira fechada”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna apurou os nomes que já são cotados para o secretariado de Rafael Fonteles. A primeira observação é a de que não serão gestões de “porteira fechada”, ou seja, o gestor escolhido não terá liberdade integral na montagem da equipe que vai administrar a pasta. Em geral, secretarias indicadas por partidos políticos em governos - sejam eles municipais, estaduais ou federais - podem ter essa autonomia maior, o que os políticos chamam de “porteira fechada”.

Chico Lucas

Para a secretaria de Governo, o ex-presidente da OAB-PI e ex-presidente do Interpi, Chico Lucas, deve ser o novo secretário. Ele estudou com Rafael Fonteles no Colégio Dom Barreto e a amizade se estendeu profissionalmente, com o apoio mútuo nas carreiras. Chico Lucas foi um dos coordenadores da campanha de Rafael e ativo inclusive ao rebater críticas da oposição nas redes sociais. 

Vem aí 

Ele ainda deve indicar o sucessor de Plinio Clerton na Procuradoria Geral do Estado. Chico Lucas é filiado ao PT e cotado para disputar a prefeitura de Teresina no pleito de 2024. Já na pasta de Planejamento, fontes apontam que o mais cotado é o ex-secretário de Planejamento nas gestões de Firmino Filho, Washington Bonfim, que atuou na coordenação de estratégias e articulação com lideranças na campanha petista. 

Duelo 

Na Saúde, há um duelo entre os dois deputados federais eleitos na federação do PT, Florentino Neto e Francisco Costa. Sendo que ambos podem assumir funções de secretariado e, dessa forma, abrir espaço na Câmara Federal para os suplentes da chapa da federação, Merlong Solano e Wilson Martins. Caso a indicação seja de Francisco Costa, o cotado é Dr. Vinicius, eleito deputado estadual no PT. Já Gil Carlos corre por fora, com propriedade de manter a esposa, Daniele Aita, no Iasp.

Mais disputada

A pasta de Educação pode continuar com Elen Gera - nome de confiança de Rejane e Wellington Dias. Há resistência por parte de  deputados, que gostariam de ter maior ascendência na Seduc. O plano B seria Washington Bonfim, mas seria necessário mais força política para essa indicação, que é uma das de maior visibilidade de uma nova gestão, ficando na cota pessoal do governador eleito. Bonfim já foi gestor da educação na administração Firmino.

Quase certo

Na Secretaria Institucional, sairia Pedro Calixto e entraria Marcelo Noleto (analista do TRT). Na Sedet, Victor Hugo, economista e mestre em Desenvolvimento Econômico, ex-bolsista em Harvard e ex-secretário em Timon. Já na Comunicação, o jornalista Mussoline Guedes seria o mais cotado. Ele trabalhou na campanha com Rafael e tem acompanhado o governador eleito em agendas com a imprensa. É visto também como um nome técnico e de diálogo. Já foi secretário de Comunicação na gestão de Sílvio Mendes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES