Segundo turno? Desistência? O histórico das eleições para o TCE na Alepi

Fazendo uma retrospectiva, nos últimos 11 anos aconteceram três eleições para conselheiro do Tribunal de Conta do Estado (TCE-PI). Duas foram decididas ainda no primeiro turno e uma precisou de segundo turno para ter a definição do vencedor

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Fazendo uma retrospectiva, nos últimos 11 anos aconteceram três eleições para conselheiro do Tribunal de Conta do Estado (TCE-PI). Duas foram decididas ainda no primeiro turno e uma precisou de segundo turno para ter a definição do vencedor. A disputa em 2010 ficou marcada não só pela eleição de Xavier Neto, mas pela quantidade de candidatos que receberam votos dos parlamentares e pela necessidade de uma segunda votação para definir o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo turno

A distribuição de votos para diferentes postulantes mostrou-se importante para a realização de um segundo turno. Entre os sete candidatos que buscavam a vaga de conselheiro do TCE-PI, quatro foram votados. Xavier Neto recebeu 14 votos, o empresário Júlio Arcoverde, que atualmente é deputado estadual, teve 9 votos, o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Fabianh Lopes Campelo foi votado por 5 parlamentares e o jornalista Zózimo Tavares recebeu 1 voto. Em segundo turno, Xavier Neto se elegeu conselheiro ao vencer Júlio Arcoverde por 21 a 8.

Funil

Nas eleições seguintes houve um cenário diferente com a definição ocorrendo ainda em primeiro turno. Em 2012, Lílian Martins foi eleita com 25 votos e apenas dois dos outros dez candidatos foram votados para ocupar a vaga deixada pelo falecimento do conselheiro Xavier Neto em acidente aéreo. Três deputados votaram em Zózimo Tavares e um votou no advogado Arimatéia Dantas. Em 2015, a eleição foi mais acirrada e se concentrou entre Kleber Eulálio e Mauro Tapety. O primeiro foi eleito em primeiro turno com 18 votos contra 11 do segundo e o candidato César Aguiar Andrade recebeu um voto.

Ninguém desiste

No dia 16 de setembro será eleito em sessão especial mais um conselheiro do TCE-PI, em substituição ao ex-conselheiro Luciano Nunes, que se aposentou. Até o momento, há cinco candidatos inscritos para a vaga de Luciano. As inscrições seguem até o dia 27 de agosto e, depois da análise de comissão e espaço para eventuais recursos, no dia 13 de setembro todos os postulantes serão conhecidos. Nos bastidores, avalia-se que a disputa peso pesado se dá entre Flora Izabel, Zé Santana e Wilson Brandão. Nenhum demonstra estar disposto a ceder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES