Marcelo Castro diz que não é hora de cobrar posição do Dr. Pessoa

As declarações foram dadas em entrevista ao programa “Ou Seja” (TV e rádio Jornal Meio Norte).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto 

O senador Marcelo Castro (MDB) disse que as chances de não ser candidato ao Governo do Estado em 2022 são de 99,9%. O parlamentar confirmou que há  grupos no MDB que o defendem em candidatura própria, no entanto, revelou dois motivos pelos quais não deseja pleitear a disputa: 1) não tem o projeto político de estar no cargo Executivo 2) não carrega boas lembranças de tentar ser candidato em uma disputa para governador, em referência a 2014. As declarações foram dadas em entrevista ao programa “Ou Seja” (TV e rádio Jornal Meio Norte).

“Não quero”

"Eu não tenho jogada, laço, carta escondida na manga. Sou absolutamente transparente. Mudo de ideia? Sim, pois qual o ser humano não o faz? Mas, não tenho como projeto político ser governador do Piauí por uma série de razões. A principal é que sempre tive o sonho de ser senador [...] Meu compromisso é fazer um bom mandato. Eu lhe diria com 99% chances que não serei candidato, pois não tenho o principal, que é: eu não quero. A vez que tentei ser não tenho boa lembrança", frisou o senador.

“Os marcelistas”

Sobre emedebistas que defendem que Marcelo Castro seja a cabeça de chapa a governador, Marcelo brincou: "Uns sim [querem candidatura] e outros sentem que meu coração não é de candidato. Esses torcem para eu não ser. Não está no coração, na vontade. Esses estão do meu lado para não ser", contou.

Dr. Pessoa na mesa de negociação 

O parlamentar garantiu que as decisões sobre o futuro político da sigla perpassarão pelo prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB). À entrevista, Marcelo classificou Pessoa como gestor popular, que tem crédito com a população e que teve uma vitória surpreendente. Entretanto, destacou ainda não é o momento de cobrar qualquer posicionamento do chefe do Executivo da capital.

“Não está na hora de cobrar posição do Dr.Pessoa”

"Dr. Pessoa é hoje um dos maiores líderes políticos do nosso estado [...] e estará a mesa de negociações para definir o futuro do partido. O MDB não tomará nenhuma posição sem a participação do Dr. Pessoa, ele terá voz ativa. Agora, não está na hora de cobrar posição dele. Vamos deixar isso para o ano que vem para em harmonia tomarmos uma decisão em favor do Piauí, Teresina e nosso partido", pontuou.

SUPER-CHAPA

Marcelo Castro fez um aceno positivo para suposta “super-chapa” para estratégia proporcional. Ao comentar a possibilidade do MDB receber três deputados de outras siglas, a fim de eleger oito, e não seis deputados, o senador avaliou que é uma é "uma questão aritmética".

“Outros vem para o MDB ou MDB vai para os outros”

"Todas as eleições que fizemos no Brasil eram com coligações proporcionais. Todos os partidos tinham a estratégia de coligar o maior número de candidatos para eleger o maior número de deputados [...] Agora a coligação não existe mais. Então cada partido terá que arcar com seus votos [...] Essa proibição visa o fortalecimento de partidos políticos. Então, vamos ter que nos concentrar em um número menor de partidos. Ou outros vem para o MDB ou o MDB vai para os outros, porque sozinho não tem como", analisou.

Ainda sobre a formação de chapa proporcional o parlamentar respondeu sobre suposições que apenas quatro partidos - PT, MDB, PSD e Solidariedade - elegeriam deputados na base do governador Wellighton Dias (PT):

"Para mantermos a lógica do passado, o normal é ir todo candidato para um partido só, pois com a mesma quantidade de votos faríamos um deputado federal a mais e talvez dois ou três deputados estaduais com a mesma quantidade de votos. Acho impossível ficar todos em um único partido. Então, vamos para dois, ou três, ou quatro. Mas aí você foge da lógica. [...] Para eleger o maior número de deputados você deve se concentrar no menor número de partidos. Em vez de você reunir partido A,B,C, D ou E em uma coligação, você reúne em um partido", destacou.

Para Marcelo Castro, o grupo emedebista têm os precedentes necessários para ser o partido a receber os nomes de outras legendas. "Qual é o partido com tradição de respeitar a posição de cada um, age tolerante e democraticamente desde sua fundação? É o MDB. Esse são predicados que vamos levar para discussões para as pessoas virem para o MDB ao invés de irmos para outro partido", defendeu.

Marcos Aurélio x Castro Neto

Acerca de uma possível disputa entre o próprio filho, Castro Neto e o filho de Themístocles Filho (MDB) na disputa a legislativo, Marcelo Castro revelou ter estratégia para resolver a situação.

"Eu não tenho um plano do MDB só ter dois candidato a deputado federal, porque o provável é que um se eleja e o outro não. Se tem dois candidatos vamos fazer uma eleição majoritária. Dois amigos, partidários, com a mesma filosofia política vão se digladiar, falar contra o outro para ver quem tem mais voto. Vamos resolver. Irei argumentar para outros candidatos virem ao MDB, onde tudo é decidido democraticamente, e teremos 10 ou 12 candidatos para elegermos um número expressivo a nível federal", disse.

CPI DA COVID

Marcelo Castro, sendo médico e ex-minístro da Saúde, fez ponderações sobre a CPI da Covid, que investiga omissões do Governo Federal na gestão da pandemia no Brasil. O senador explicou que não votou a favor da CPI, pois, na época o Brasil era o epicentro da crise sanitária e ele julgou que o momento era de juntar esforços para salvar vidas. No momento, ele avaliou como positivo o trabalho da comissão, visto que está trazendo esclarecimento para população.

"CPI você não sabe como vai terminar. Você só sabe como começa. Agora, a CPI está prestando um grande favor ao Brasil, que é trazer a verdade para opinião pública. Não fizeram por quê? A pessoa está indo lá e dizendo [...] Então, todos estão esclarecendo e todos que estão acompanhando, não é só por prazer. Estão se informando e formando um juízo dos erros que cometemos. É impossível uma pessoa racional dizer que fizemos as coisas certas", ponderou.

O senador aproveitou o momento para criticar uma atitude que, como ele próprio classificou, o deixa "indignado". Esportistas na Avenida Raul Lopes sem o uso de máscara. Ele defendeu uma maior fiscalização, inclusive, prisão para quem desrespeitar a norma sanitária.

"Eu vou caminhar na Avenida Raul Lopes em Teresina e metade está de máscara e outra metade não. Por quê? Porque não tem fiscalização. Esse é o problema [...] a máscara é um dever cívico, um ato de civilização. Como uma pessoa pode andar sem máscara no meio da rua, é um desrespeito com a vida do outro. Eu fico indignado quando vejo dezenas de pessoas nesse Brasil afora sem máscara. Saiu de casa tem que usar máscara. Como se faz isso? Coloca a Polícia na rua. Na hora que a Polícia pegar dois ou 10 ninguém mais sai sem máscara", denunciou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES