“Setores do ICMBio são desonestos, injustos e desumanos com Niède”

Deputado pede audiência com o ministro do Meio Ambiente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O deputado federal Paes Landim solicitou audiência com o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, na próxima semana para denunciar que setoes do ICMBio agem “de forma aparentemente desonesta, injusta e desumana” com a pesquisadora franco-brasileira Niède Guidon e contra os interesses do Parque Nacional da Serra da Capivara. O ICMBio é responsável pela co-gestão do parque.

“Eles ignoram, por exemplo, toda a vida profissional dedicada ao desenvolvimento da região pela renomada cientista Niéde Guidon e os sucessos de suas políticas socioambientais”, diz o parlamentar. “Esses setores tentam de forma agressiva se sobrepor aos projetos da instituição criando uma situação quase insustentável e de insegurança na região”, completa.

No próximo ano o Parque Nacional da Serra da Capivara completa 40 anos. Dentro do universo das unidades de conservação do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara sempre foi a referência graças as políticas desenvolvidas pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada por Niède.

Niéde com 86 anos e não tem mais a energia que lhe permitia correr a Brasília quando situações nesse limite acontecem. Paes Landim vai se encontrar com o ministro e as cientistas Márcia Chame e Elizabete Medeiros.

Chame é pesquisadora da FUMDHAM e da FIOCRUZ desde a década de 1980, uma das maiores especialistas do Brasil na biodiversidade da Caatinga, e Medeiros é especialista em manifestações gráficas pré-históricas da FUMDHAM e da UFPE. Ambas as pesquisadoras fazem parte da equipe de Niéde Guidon e participam da coordenação dos trabalhos de co-gestão com o ICMBio na unidade de conservação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES