THE: Filiado ao PSDB, Washington Bonfim deve ser candidato a prefeito

THE: Filiado ao PSDB, Washington Bonfim deve ser candidato a prefeito

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O senador Ciro Nogueira, o deputado Júlio Arcoverde e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 22. Na pauta, o tema da pandemia, claro, mas foi inevitável falar de política. Com o nome do ex-progressista Washington Bonfim cada vez mais cotado para ser o candidato da prefeitura à sucessão de Firmino, a reunião confirma a união de PSDB e Progressistas em prol de um nome competitivo para disputar o Palácio da Cidade.

Filiadíssimo

A mudança foi discreta e sem levantar a atenção, mas Washington Bonfim se filiou ao PSDB no final do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Ou seja, é um tucano de novo depois da passagem pelo Progressistas, o que é mais um indício de que ele será o substituto do secretário de Educação Kléber Montezuma na disputa eleitoral. 

Tudo mudou

Kléber já tinha começado um trabalho profissional de posicionamento de imagem, incluindo as redes sociais, mas a avaliação nos bastidores é que com a pandemia o melhor nome para se trabalhar é o de um técnico com formação mais ampla, como Bonfim, que é professor da Universidade Federal do Piauí na área de Políticas Públicas e cientista político. Antes da pandemia, estava decidido que a bandeira dos tucanos seria a Educação e Montezuma era o melhor nome para representa-la. 

Por que ele

Washington já foi secretário de Educação e Planejamento nas gestões tucanas e estava morando em São Paulo, onde trabalhava na formulação de políticas públicas para uma entidade privada. Sempre foi o preferido de Firmino, que vê nele uma versão política sua.

Resistências

No início de janeiro, Firmino e tucanos da velha guarda venceram resistências e definiram que Kléber seria o candidato, vencendo o principal adversário interno, o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira (que tinha o apoio da maioria dos políticos e vereadores) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (que se saía melhor nas pesquisas de intenção de voto). Outro nome que chegou a ser ventilado pós-pandemia foi o do vereador e secretário de Assistência Social e Cidadania, Samuel Silveira. Mas pesou contra ele a falta de apoio interno no PSDB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES