Veja lista de tendência de votos do PT e federação para deputado estadual

No PT com a federação espera-se que Flávio Jr seja o deputado estadual mais votado, com 45 mil votos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Sobre as contas das chapas, no PT com a federação espera-se que Flávio Jr seja o deputado estadual mais votado, com 45 mil votos. Cálculos internos obtidos pela coluna apostam que, em seguida, venham Francisco Limma, Janaína Marques e Hélio Isaías com 40 mil votos. 

Flávio Jr durante evento de lançamento da pré-candidatura de Rafael Fonteles e Wellington Dias - Foto: Ascom

 Fábio Novo, Fábio Xavier e Nerinho teriam na faixa de 35 mil votos. Os deputados Franzé Silva, Firmino Paulo e Elisângela Moura chegariam a 30 mil. Elisângela conta com o reforço de sindicatos rurais e do ex-secretário Osmar Júnior, por isso, aumentaria a votação do último pleito onde entrou como suplente.

Quem tem mais

O novo petista Oliveira Neto deve ter na faixa de 25 mil votos, ainda segundo esse levantamento interno do PT. Com 20 mil votos previstos estariam Rubens Vieira (Cocal da Estação), Cícero Magalhães, João de Deus, Warton Lacerda, Dudu, Gil Carlos, Genival Sales, Dr. Vinicius e Hélio Rodrigues. Na faixa dos 15 mil votos e Elzuila Calixto. Pelo PV, Teresa Britto pode ter entre 25 mil e 30 mil votos, preveem os colegas de federação. 

Pensando longe

O PT espera 40 mil votos de legenda e mais 15 mil votos de outros candidatos, somados. Dessa forma, a sigla poderia eleger entre 10 e 11 nomes, ainda podendo disputar as sobras. 

Naturalmente, as urnas abrem-se para surpresas e revelações e os cálculos estimam votações anteriores e colégios eleitorais indicados por prefeitos e vereadores no interior. O PT rivaliza com o MDB, que planeja eleger a maior bancada e seguir no comando da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, que tradicionalmente dá a preferência aos candidatos da maior bancada eleita.

Gordura para queimar

Com as filiações definidas após o fim do prazo legal, as siglas vão para a ponta do lápis fazer os cálculos e muitas se preocuparam em ter “gordura” para queimar, ou seja, candidatos que podem desistir ou se desanimar no meio da campanha causam atenção extra. O fato costuma acontecer na maioria das chapas e as legendas já contam com reforços dos medalhões, ou seja, nomes tradicionais, para reforçar as votações anteriores que tiveram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES