Venâncio destaca que vereadores devem colocar emendas para Rede Pós-Covid

Câmara Municipal articula a formação de uma rede para atender pessoas com sequelas da Covid.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) terá um prazo de 14 dias para apresentar uma minuta para a formação de uma Rede Municipal de Atendimento Pós-covid. Esse foi um dos principais resultados da Audiência Pública que debateu a criação de uma rede de apoio às pessoas com sequelas devido à Covid-19, realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta segunda-feira (12).

Vereadores articulam a criação da Rede Covid (Foto: Divulgação)

Orçamento 

O orçamento para viabilizar a iniciativa ficou a cargo dos vereadores, segundo o vereador Venâncio Cardoso, autor Audiência Pública. Ele explica que deve acontecer também uma parceria com faculdades públicas e privadas para que estudantes de psicologia, fisioterapia e medicina possam atuar nesta Rede de Atendimento.

Parcerias 

“A definição do orçamento ficou por conta da FMS, mas quem terá que correr atrás dos valores serão os vereadores, com a destinação das emendas 2021–2022. E claro, teremos de viabilizar também emendas com os deputados estaduais e federais do Piauí. Queremos trazer Universidades, públicas e particulares, para poder disponibilizar alunos para fazer estágios nessa área pós-covid, acho isso de extrema importância visto que a pesquisa sobre esse tema não vai parar”, explicou Venâncio.

Para a vereadora Pollyanna Rocha, a coautora da audiência pública, o debate foi positivo porque foram acordados pontos que beneficiarão a população. Ela defendeu que o município contrate mais fisioterapeutas para atender a demanda, que é considerada alta. 

Governo do Estado 

“Embora estejamos vivendo um momento de queda dos números de internações e mortes por Covid, o vírus continua circulando entre nós. Por isso considero que essa questão do aperfeiçoamento da rede merece mais atenção por parte da Fundação Municipal de Saúde. As sequelas da Covid-19 são graves e precisam ser observadas e tratadas com bastante cuidado”, disse Pollyanna, que também é fisioterapeuta.

Além desses encaminhamentos, ficou definido que Governo do Estado, por meio do CEIR, vai fazer a capacitação dos profissionais que atuarão na Rede. A ideia é que haja um atendimento integrado para população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES