Vereador com Covid-19 vai a sessão de posse, que acaba em confusão

Caso aconteceu em São João do Piauí

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Diagnosticado com covid-19, o vereador Ernane Moura (PSDB) participou de sessão de posse dos eleitos para a Câmara Municipal de São João do Piauí e causou revolta entre os presentes na solenidade presencial. A sessão teve que ser interrompida para tentar acalmar os ânimos na população, que revoltada, exigia a saída do vereador do Plenário. 

A sessão foi realizada nesta sexta-feira (1) com a presença dos 11 eleitos, seguida da eleição da mesa diretora e posse do prefeito Ednei Amorim (MDB) e da vice-prefeita Bebela Coelho (PT). Ambos foram empossados, fizeram o juramento, mas não conseguiram proferir seus discursos, já que a sessão teve que ser interrompida.

A confusão iniciou na chegada do vereador Ernane Moura à Câmara, que foi orientado a não adentrar ao Plenário, pois devia cumprir isolamento social de 10 dias, de acordo com prontuário de atendimento realizado pela equipe de Saúde da Secretaria Municipal e relatado pelos agentes da Vigilância Sanitária do Município. 

De acordo com os profissionais, o vereador teve diagnóstico positivado no dia 24 de dezembro, após apresentar sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e garganta, além de coriza, sendo monitorado pela equipe local. 

Desobedecendo as orientações, o vereador entrou no Plenário, causando tumulto entre os populares, que o acusavam de cometer crime contra a saúde pública e colocar em risco a saúde dos presentes. 

Foi solicitado que os presentes saíssem do plenário, para a sanitização do ambiente, no que foi recusado pelos vereadores Dante Quintas, Moacyr Rocha, Marcilene Lavor, Marcelino Oliveira e Hélio da Cotinha.

No momento dos discursos dos vereadores, após a posse do prefeito e vice-prefeita, a sessão teve que ser interrompida, devido aos gritos, xingamentos e tumulto por parte da população, que exigia a saída dos vereadores, acusando-os de traidores do povo. Ednei Amorim e Bebela Coelho, acompanhados dos vereadores Zé Guinguirro, Manoel do Otonio, Ana Célia Sousa, Adriana de Castro e Elias Laurentino, saíram da sessão, após o presidente da Câmara, Moacyr Rocha(PT) ter declarado empossado o novo prefeito da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES