Menina Tau

Filmes, músicas, séries e agenda cultural

Guerra Civil está longe de ser um filme de ação, apesar do nome guerra

Embora intitulado 'Guerra Civil', o filme se assemelha mais a uma jornada épica em um mundo pós-apocalíptico do que a um típico conflito militar

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Guerra Civil', do diretor Alex Garland, mostra os horrores da guerra sob as lentes de fotojornalistas — Foto: DivulgaçãoApesar do nome ser “Guerra Civil”, o filme está longe de ser um audiovisual de ação convencional que estamos acostumados a assistir, mas sim um clássico Road Movie. O longa dirigido por Alex Garland e estrelado por Kirsten Dunst e Wagner Moura já teve a melhor estreia da produtora A24 registrada nos Estados Unidos, liderando a arrecadação do primeiro fim de semana em cartaz com U$ 25,7 milhões.

Mas afinal, sobre o que de fato é o filme? Em uma mistura de road movie com distopia de guerra, o filme conecta o espectador com quatro membros da imprensa norte-americana que estão cobrindo uma guerra civil nos EUA.

Wagner Moura é um jornalista da Reuters e, acompanhado dos colegas, planeja chegar a Washington D.C. para tentar uma entrevista com o presidente do país antes que a oposição chegasse e o derrubasse do poder.Se ele consegue ou não a tal entrevista, eu deixo que você mesmo descubra quando for assistir o filme.

Ao longo da trama, os personagens principais precisam tentar se manter inertes ao que os envolve: caos, morte e violência exacerbada de todos os lados. A escolha de não entregar apenas um thriller distópico cheio de justificativas e abrir espaço para a reflexão faz com que Guerra Civil não seja sobre lados da história, mas sobre a indefensibilidade da morte e da injustiça - afinal, há alguma razão ou guerra de narrativa que possa compensar vidas inocentes?

Como jornalista, preciso alertar que, se você faz parte da categoria, sem sombra de dúvidas, terá gatilhos, principalmente quando o filme foca que a imprensa deve ser a primeira em tudo, nem que para chegar antes de todos, você arrisque sua vida.

Por fim, com direção clara e sem firulas, Guerra Civil surpreende ao fazer o básico bem feito, sem se apoiar em discursos moralizantes. A relevância do tópico e as atuações convincentes do quarteto principal - em destaque para Wagner Moura, que tem facilidade em equilibrar alívio cômico com momentos com carga emocional - fazem com que o longa seja um dos candidatos à próxima temporada de premiações.

CONFIRA O TRAILER:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES