Vilton Soares

Professor há vinte anos. Fundador do Grupo Pensar Educação, uma rede de escolas de excelência no Piauí e Maranhão. Coordenador da Unesco para Educação. Conselheiro do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

Meio Norte estreia coluna assinada pelo renomado professor Vilton Soares

Compartilhar conhecimento tornou-se um propósito de vida do educador que hoje é uma das maiores referências no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 20 anos dedicados à educação, Vilton Soares é um professor e empresário com muitas experiências e conhecimento para compartilhar

Olá, sou Vilton Soares, profissional com mais de 20 anos dedicados à educação, uma paixão que se tornou meu propósito de vida. Portanto, inicio esta coluna com muito entusiasmo e dedicação, para compartilhar experiências transformadoras que me guiaram a dedicar minha vida a essa missão. Durante essa jornada tive as grandes felicidades: como me casar com o amor de minha vida, Mirian Soares, e me tornar pai de três filhos incríveis: Artur Soares, Isabela Soares e Pedro Soares.

A família é minha riqueza e inspiração para grandes realizações

Essa história começa em Açailândia, no Maranhão, cidade onde passei os primeiros 12 anos da minha vida e tive uma infância tipicamente do interior, com uma mãe empenhada aos cuidados dos 8 filhos e um pai dedicado à família e ao trabalho.

Essa condição me fez trabalhar cedo, e, ainda aos 12 anos, inspirado em meus irmãos, me tornei vendedor com uma rotina árdua de porta em porta.

Em 1997, nos mudamos para Teresina, iniciando assim um novo ciclo de desafios e também de oportunidades para todos nós. Cursei o ensino fundamental e médio na rede pública. Enfrentei meu primeiro desafio do vestibular, sem muitas chances de errar, já que precisava transformar minha realidade sem deixar de contribuir com a renda familiar.  Entretanto, nessa fase, tive a frustração de não conseguir passar no vestibular na primeira tentativa.

Aprendi, tracei um novo percurso e no ano seguinte conquistei a aprovação em quatro universidades públicas, das quais uma vaga foi o 1º lugar no curso de matemática da Universidade Federal do Piauí. Depois disso, vivi um período intenso, repleto de aprendizados e com a consolidação do sonho de ser professor.

Já nos primeiros meses como universitário, passei a ministrar aulas particulares, uma experiência enriquecedora, que proporcionou insights valiosos sobre metodologias de ensino e as formas de aprendizado.  Esta etapa foi crucial não apenas para minha formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento do docente que estava me tornando.

Ministrando aulas em escolas públicas e privadas tive insights valiosos sobre metodologias de ensino, os desafios da educação e empreendedorismo

Também contribui para a educação pública, lecionando em escolas que enfrentam desafios complexos. Essa dualidade me proporcionou uma compreensão holística dos diferentes aspectos da educação no Brasil.

Movido por uma visão empreendedora, fundei minha primeira empresa, que teve um início modesto, em uma pequena sala, e que cresceu até se tornar uma escola com milhares de alunos. Uma conquista da qual muito me orgulho e que me levou, pouco a pouco, com muito desafios e aprendizados, à realidade em que estou atualmente: liderando uma rede de escolas com mais de 5 mil alunos.  Essa realização não representa apenas minha jornada individual, mas um compromisso de muitos profissionais com uma educação de qualidade e acessível.

Educar é uma maneira de transformar vidas e contribuir com a realizações de sonhos; uma missão que traz orgulho e muita felicidade

Ainda determinado a promover um impacto positivo na sociedade, criei um programa de bolsas de estudos, que proporciona oportunidades a jovens integrantes de famílias de baixa renda.

Oferecemos bolsas de estudos, acomodação, alimentação, material didático e apoio pedagógico para estudantes que se preparam para conquistar a tão sonhada aprovação em alguns dos vestibulares mais concorridos e difíceis do país, como cursos de Medicina e vagas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). Assim, garantimos que milhares de jovens poderão mudar suas vidas e de seus familiares.

Ao longo de minha trajetória, tive a oportunidade de colaborar com o aprendizado e com a vida de centenas de estudantes

UMA MISSÃO ALÉM DAS SALAS DE AULAS

Isso porque acredito que a escola, assim como a família, desempenha um papel crucial na formação e proteção das futuras gerações. Como educador, minha missão vai além do ensino formal, envolvendo a responsabilidade de proteger, guiar e contribuir para a construção de um futuro promissor para nosso país. Por conta desse propósito de vida, assumi outros grandes compromissos, que me trouxeram a oportunidade de ocupar posições relevantes em projetos educacionais.

Hoje sou integrante da Comissão Regional de Educação ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e exerço o cargo de coordenação, trabalhando com escolas públicas e privadas para disseminar os valores e a cultura da Unesco além das salas de aula.

Como coordenador Regional da Unesco, tenho a oportunidade de implementar e promover no Piauí as melhores práticas de educação que estão sendo adotadas em escolas de referência no mundo.

Também sou membro fundador da Associação Brasileira de Educadores (ABREDUC), cuja missão é representar a voz dos educadores no Parlamento, influenciando legislações educacionais nos órgãos públicos. Além disso, atuo como conselheiro do Instituto êxito de Empreendedorismo, promovendo o crescimento das atividades privadas de negócios no Brasil.

Esses compromissos refletem meu empenho em fortalecer e aprimorar o sistema educacional em diferentes esferas.

CONVITE

Diante disso, ao seguir este canal, convido você a explorar conosco os temas que impactam alunos, professores e familiares.  Vamos viver juntos esta jornada contínua de aprendizado e reflexão, onde compartilharemos ideias, experiências e soluções para os desafios educacionais que enfrentamos.

A educação é um poderoso instrumento de mudança, e estou empolgado para compartilhar essa jornada transformadora com todos vocês.

Em uma busca constante por mais conhecimento e novas oportunidades para o Piauí, tenho visitado diversas escolas e universidades pelo mundo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES