15 dicas para arrasar no concurso público

Primeiro é focar no objetivo e mudar vários hábitos

15 dicas para arrasar no concurso público | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passar em concurso público é o sonho de muitas pessoas. Mas alcançar a estabilidade profissional não é uma tarefa muito fácil.

Para ajudar você nesse caminho, separamos algumas dicas que vão fazer a diferença na hora de conseguir a vaga.

1. Faça do concurso um objetivo de vida

Se você quer passar em concurso, deve transformá-lo no seu maior objetivo neste momento e abrir mão de uma série de atividades. A preparação exige de você um pequeno egoísmo em relação ao mundo, pois ninguém fará a prova por você. O importante, agora, é estudar.

2. O sacrifício é necessário

Abandone tudo o que puder, tudo o que te impossibilite de focar. Deixe todas as atividades extras para depois da prova. Até lá, se preocupe com uma meta: o concurso. Não considere o concurso como mais uma atividade; ele deve ser a única atividade extra se você já tem uma rotina de trabalho.

3. Saiba investir seu dinheiro

Não precisa comprar dezenas de livros e apostilas que estão à disposição no mercado. Não compre por ser barato. Compre por ser um material de qualidade, um que você entenda a didática para assimilar melhor o conteúdo, por ser atualizado e com professores de gabarito. Material não é custo, é investimento.

4. Não menospreze os outros candidatos

Às vezes, você pode achar que os candidatos ao seu redor não estão se dedicando e que o concurso será fácil. São milhares de candidatos e muitos seguem dicas como estas. Então, não pense que você é o único querendo passar em concurso.

5. Fuja da televisão, mas não tanto

A TV não é tão amiga e pode tomar tempo demais. Basta começar a assistir com intuito de se distrair um pouco e você cai na armadilha. Não se deixe levar e mantenha o foco. Mas já vimos que em período de preparação para concurso é preciso estar atualizado. Então, aproveite este tempo de distração para se manter informado. Disciplina é fundamental.

6. Tenha paciência

As coisas quase nunca acontecem na velocidade que desejamos. Enfrente com paciência as adversidades que surgirem. Aquele dia sem internet para estudar ou um atraso na entrega do curso podem servir para você focar em planejar seu estudo ou revisar o que já foi estudado. Procure administrar esses momentos da melhor maneira possível.

7. Mantenha-se atualizado

Muitos concursos abordam a matéria de atualidades, inclusive como tema de redação. Esteja por dentro dos fatos econômicos e acontecimentos políticos e sociais recentes (conflitos internacionais, por exemplo). Para manter-se bem informado, leia revistas, jornais e sites, veja telejornais, ouça rádio.

8. Otimize seu tempo

Cada minuto é precioso em uma preparação para concurso. Relaxar é preciso, mas da forma adequada. Prefira atividades leves, que distraiam a sua mente sem estressá-lo ou sujeitá-lo a esforços físicos exagerados, para depois não ficar cansado demais para estudar.

9. Defina pequenas metas

As metas devem ser claras e mensuráveis; uma espécie de subdivisão do seu objetivo. Elas são mais específicas (como quantidade de horas de estudo ou de simulados realizados, por exemplo), guiam o caminho até o objetivo final e devem ser estabelecidas periodicamente (mensal, semanal ou até mesmo diariamente). Se você não se importar com as pequenas metas, será difícil alcançar o seu objetivo de maneira satisfatória.

10. Programe-se em função do concurso

Não adie seus estudos devido a outras obrigações. O tempo planejado de estudo e as aulas são o que há de mais importante no momento. Comprometa-se com os horários do seu dia. Não abra exceções. Fuja das ideias de "só hoje" e "é só uma vez". Esse esforço é o preço do sucesso. O seu dia e a sua rotina devem ser planejados para que você obtenha o máximo de tempo possível para estudar.

11. Não se apresse

Estudar sempre que pode não significa ler o máximo de páginas que você consegue. Seja incansável, mas não apressado. Leia com calma, entenda os conceitos e o conteúdo, resolva as questões sobre cada tema e repita cada passo se achar necessário. Preocupe-se em assimilar as informações, não apenas em obtê-las. Seu objetivo é aprender, e não terminar o estudo. Leia com atenção e faça resumos.

12. Distribua as matérias

Deve-se distribuir as matérias em função dos horários disponíveis a cada dia ou semana a fim de que todas as disciplinas sejam estudadas regularmente. Reserve mais tempo para as matérias com as quais você está menos familiarizado para que o aprendizado seja “equalizado” em relação às outras.

13. Confie em si

Da mesma maneira que você não pode desprezar os concorrentes, não se ache incapaz. Mergulhe de cabeça e valorize sua capacidade, acredite no seu potencial. Se você não acreditar em si, ficará mais difícil conseguir o apoio de outras pessoas, incluindo família, na hora da sua preparação.

14. Tenha disciplina

Procure fazer um planejamento de modo a obter um ritmo de estudo progressivo. Organize seu material e prepare-se para uma rotina bem marcada. Você terá que estudar todos os dias por longo período. Se o cansaço bater, resista. Valorize o seu dia e, acima de tudo, mantenha o ritmo.

15. Organize seu tempo de estudo

Não comece estudando tudo de uma vez, vá com calma. Vá de maneira gradativa, aumentando o tempo de estudos aos poucos. Assim, o cérebro assimila melhor a matéria. Comece com uma meta alcançável e aos poucos aumente o tempo de estudo diário, organizando as matérias do edital, separando o material e deixando tudo organizado. É preciso lembrar que se deve começar com uma hora e meia a duas horas de estudo por dia e aumentar esse tempo aos poucos. Quem tem todo o dia livre pode começar com um período pequeno pela manhã e outro à tarde. Os tempos podem ser ajustados conforme o ritmo pessoal do candidato, preservando a lógica proposta de estudo e intervalos. No caso de conciliar estudo e trabalho, pode-se, por exemplo, aproveitar o turno da noite e o sábado para estudar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES