280 novos servidores do Iphan são convocados pela instituição

Contingente aumentará a efetividade e o alcance das políticas de proteção do Patrimônio Cultura

IPHAN | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A força de trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será recomposta com a chegada de 280 servidores de nível superior. A autorização para nomear os aprovados no concurso de 2018 foi dada pela Portaria nº 191, de 24 de abril de 2019, do Ministério da Economia. Esse foi o terceiro concurso público para servidores efetivos realizado pela autarquia do Ministério da Cidadania.

O contingente vem ocupar os cargos que ficaram vagos ao longo dos últimos anos, e contribuirá para a efetividade e o alcance das políticas de proteção do Patrimônio Cultural. Ainda não há previsão para a autorização relativa aos servidores de nível médio.

No contexto econômico atual, essa é uma grande conquista para a instituição, que contou com apoio incondicional do Ministério da Cidadania nos esforços de seus dirigentes para pleitear junto ao Ministério da Economia a autorização para realização do concurso e, posteriormente, a sua convocação.

O concurso foi resultado de uma forte mobilização nacional,com o objetivo de evidenciar à sociedade a importância da preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. A instituição, em todas as oportunidades possíveis, publicizou a necessidade de reposição de vagas de servidores, e a importância da reestruturação do quadro de servidores para manutenção das atribuições constitucionais do Iphan.

“A chegada dos novos servidores é uma vitória imensa para o Iphan, uma das mais longevas instituições do Governo Federal. Com esse reforço institucional, a autarquia ganha fôlego para exercer suas diversas atribuições e, sobretudo, confere agilidade e qualifica a sua atuação no licenciamento ambiental, que foi uma das motivações para autorização do certame”, declara a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

A presidente também deu boas-vindas aos novos servidores: “O Iphan, seus dirigentes e colaboradores estão prontos para receber os novos colegas de trabalho, que serão orientados para iniciar da melhor maneira possível a vida profissional nessa instituição, que teve sua origem no sonho e na luta de grandes intelectuais e artistas brasileiros”, afirma.

A partir da nomeação, que acontece nos próximos dias, os aprovados têm 30 dias para apresentar a documentação necessária e assinar o termo de posse, de acordo com a Lei nº 8.112 de 1990. Em seguida, têm 15 dias para entrar em exercício. As dúvidas sobre o processo de posse e exercício, assim como demais assuntos, devem ser enviadas para o e-mail concurso2018@iphan.gov.br. Também está disponível no Portal do Iphan uma página com respostas às perguntas frequentes.

Atuação do Iphan

O quadro técnico do Iphan – distribuído entre a sede em Brasília, 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos, incluindo os Parques Históricos Nacionais e seis unidades especiais – é responsável por uma ampla gama de atribuições constitucionais e legais, como identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional, proteção dos Sítios Arqueológicos e Reservas Técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, avaliação de impacto sobre o Patrimônio de empreendimentos no Licenciamento Ambiental, identificação da diversidade linguística, gestão do Patrimônio Genético, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, gerenciamento dos programas PAC das Cidades Históricas, aprovação, fiscalização e apuração de prestação de contas de Convênios e processos de Lei de Incentivo à Cultura, ações educativas, assistência técnica e monitoramento do Patrimônio Mundial, e definição da Política de Patrimônio Cultural no Brasil. (Por Assessoria Secretaria Especial da Cultura)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES