Abertas as inscrições para 240 mil vagas no Sisu do Ensino Técnico

Cursos profissionalizantes estão espalhados em todo o País

Avalie a matéria:
SISUtec | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado poderão se inscrever para quase 240 mil vagas de cursos profissionalizantes, a partir da meia noite desta terça-feira, 6. O novo programa do governo, o Sistema de Seleção Unificada para o Ensino Técnico (SisuTec), tem aulas com início já em 22 de agosto ? até 22 de outubro todos os cursos já terão começado.

O cronograma foi anunciado nesta segunda-feira (5) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

? Historicamente, o Brasil não desenvolveu ensino profissionalizante. Estamos correndo atrás de um tempo que perdemos.

As inscrições vão até o dia 12 de agosto e, dois dias depois, já sairá o resultado da primeira chamada. Os aprovados nessa etapa poderão se matricular entre 15 e 16 de agosto. No dia 19, o MEC divulga a lista de segunda chamada. A matrícula será no dia seguinte, 20 de agosto. As vagas que sobrarem ficarão disponíveis a partir de 22 de agosto no site do MEC.

São Paulo é o Estado com mais oferta de vagas no SisuTec (76,7 mil), seguido por Pernambuco (40,7 mil) e Minas Gerais (27,9 mil). Segundo Mercadante, a quantidade de instituições particulares participantes foi o que determinou esse ranking.

Leia mais notícias de Educação no Portal R7

Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas que fizeram o Enem 2012 formam o público prioritário do programa. Para eles foram destinadas 85% das vagas. Para as demais, podem se inscrever estudantes sem esse perfil.

Para garantir a criação das quase 240 mil vagas ofertadas no programa, o governo contou com a adesão de escolas técnicas, institutos federais, das instituição do Sistema S (Senai e Senac), além de escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Ao todo, segundo dados divulgados pelo MEC, participam 586 unidades de ensino.

As instituições foram selecionadas de acordo com índices que medem a qualidade dos cursos. As notas variam de 1 a 5. Para aderir ao SisuTec, o MEC exigiu média 3.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES