Autorizado concurso público com 400 vagas para Advocacia-Geral da União

O edital do processo seletivo será lançado em até 6 meses

Advocacia Geral da União | Wesley Mcallister/AGU
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) anunciou, por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27), a autorização para a realização de concursos públicos visando o preenchimento de vagas na Advocacia-Geral da União (AGU) e no Ministério da Cultura (MinC)Para a AGU, está prevista a oferta de 400 vagas destinadas a candidatos com nível superior. 

Dentre as vagas, destacam-se 154 para administradores, cinco para arquitetos, duas para arquivistas, 90 para analistas técnico-administrativos, 47 para contadores, 35 para economistas, 18 para engenheiros, sete para estatísticos, três para médicos, dez para psicólogos, 20 para técnicos em assuntos educacionais e nove para técnicos em Comunicação Social.

O edital do processo seletivo será lançado em até 6 meses, conforme determina a portaria, e a prova do concurso será aplicada 2 meses após o lançamento do edital, seguindo os prazos e regras estabelecidos para o processo seletivo. A AGU está comprometida em cumprir todas as medidas previstas nas políticas de reserva de vagas para esse tipo de seleção.

Essa medida foi uma resposta a uma solicitação da AGU feita ao ministério em maio deste ano. A instituição apresentou uma nota técnica que evidenciou um déficit de 2,3 mil vagas, sendo 2,1 mil para analistas técnico-administrativos e 200 para analistas em tecnologia da informação.

A análise do documento também revela que o quadro de pessoal da área técnica é composto por 4.506 servidores, com apenas 1.272 servidores administrativos no quadro permanente. Os demais profissionais consistem em 73 nomeados em cargos em comissão, sem vínculo com a Administração Pública; 93 contratados temporários e 3.068 requisitados de outros órgãos.

Além disso, o Ministério da Gestão também autorizou o Ministério da Cultura a realizar um concurso público para contratação de 50 profissionais de nível superior, visando fortalecer a pasta que foi extinta no governo anterior. As vagas são destinadas a analistas técnico-administrativos e seguirão os mesmos prazos estabelecidos para o processo seletivo da AGU, com o edital a ser lançado em até 6 meses e as provas a serem aplicadas no mínimo 2 meses após a publicação das regras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES