CCJ do Senado aprova a criação de sete mil vagas através de concurso

A maioria dos 6.818 cargos terá como destinação as carreiras na área de ciência e tecnologia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quinta-feira, 18, projeto de lei complementar enviado pelo Executivo que prevê a criação de quase 7 mil cargos públicos federais para serem preenchidos por concursos. A proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados, poderá ser votada em plenário nesta tarde porque também foi aprovado requerimento de tramitação em regime de urgência.

Pelo projeto, a maioria dos 6.818 cargos terá como destinação as carreiras na área de ciência e tecnologia, com 3.593 postos a serem preenchidos. Entre outros, estão previstos ainda 755 cargos para a carreira da previdência, da saúde e do trabalho, 510 para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), 500 para analistas em tecnologia e 475 para o quadro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O senador Gim Argello (PTB-DF), relator do projeto na CCJ, disse que o impacto financeiro com a criação dos novos postos, previstos para serem preenchidos gradualmente a partir de 2014, será de R$ 484 milhões por ano. "Sou a favor do concurso público, porque Brasília ganha muito com isso", afirmou Gim, ao ressaltar que a vocação da cidade está atrelada ao funcionalismo público.

No seu parecer, Gim Argello rebate o que considera "críticas infundadas" sobre um suposto inchaço do aparelho estatal. Segundo ele, a relação servidor público/população no Brasil é uma das menores se comparadas à de países com o mesmo grau ou superior de desenvolvimento. Além de ampliar o efetivo do governo federal, o projeto tem por objetivo substituir contratos precários, como terceirizados.

O relator da proposta disse que tentará votar o projeto em plenário ainda nesta quinta. Mas admite que a maior dificuldade é arregimentar ao menos 41 votos favoráveis, número necessário para aprovar um projeto de lei complementar no Senado. Na quinta-feira, o quorum do plenário diminui em relação às terças e quartas-feiras, pois muitos senadores já começam a retornar para suas bases políticas. Dessa forma, a votação da proposta deverá ficar para a semana que vem. Se aprovado em plenário, o projeto seguirá para sanção presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES