Concurso do TJ-PI pode ter vaga para cargo de Assistente Social

O CRESS realizou manifestação em fente ao TJ-PI

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde que o seu edital foi lançado, o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí provocou a revolta dos assistentes sociais do Estado. A categoria chegou a divulgar nota de repúdio se posicionando contra a não inclusão do provimento de vagas para os profissionais do serviço social no certame. Para pressionar a corte, na manhã desta sexta-feira (2) o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PI) promoveu manifestação em frente à sede do TJ-PI.

A conselheira do Cress-PI, Darlene Rocha, afirma que atualmente só três municípios do Piauí possuem assistentes sociais atuando em comarcas. São eles: Teresina, Parnaíba e Picos. “O Tribunal de Justiça tem um alto déficit de profissionais de serviço social. É um absurdo não sermos contemplados com esse concurso”, lamenta Darlene.

O assistente social desempenha importante trabalho no Tribunal de Justiça. Entre suas diversas atribuições está a realização de perícia social, com a realização de visitas domiciliar, acompanhamento de famílias que adotam crianças, por exemplo. “Fazemos pareceres que subsidiam a decisão do juiz”, completa a conselheira do Cress-PI.

Na nota de repúdio divulgada no início da semana, o Conselho afirma que os profissionais de Serviço Social lotados na primeira Vara da Infância e Juventude de Teresina atualmente estão ultrapassando os 100 processos na lista de espera por perícia técnica. De acordo com a categoria, em Parnaíba, profissionais do interior lotados em CRAS e CREAS estão sendo convocados pelo poder judiciário para prestar serviços gratuitos.

Atualmente o Tribunal de Justiça tem no seu quadro 21 assistentes sociais. Com base na Lei Complementar Nº115/2008, o TJ-PI deveria ter pelo menos 24 profissionais de serviço social. Contudo, mesmo se esse número foi alcançado, o Cress-PI defende que o quantitativo está bem abaixo da demanda atual e que está buscando diálogos com o poder Legislativo para a modificação da norma.

Após a manifestação dos assistentes sociais, os manifestantes foram recebidos pela comissão organizadora do concurso. Segundo a conselheira do Cress-PI, Darlene Rocha, ficou acordado que o Tribunal de Justiça vai fazer a retificação do certame ou publicar um novo edital para que a categoria seja contemplada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES