Concurseiros de todo o Brasil estão tendo uma nova chance para se inscrever no concurso para Promotor do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI Promotor 2018). As inscrições que haviam sido encerradas no dia 1º de dezembro foram reabertas na segunda-feira, dia 10 de dezembro. Os interessados terão agora até às 18 horas do dia 19 de dezembro para garantir sua participação. 

De acordo com edital publicado no dia 7 de dezembro, no site do Cespe/Cebraspe, banca organizadora do certame, também foi alterada a data de aplicação das provas, que estava prevista para o dia 3 de fevereiro, mas agora será no dia 24 de fevereiro de 2019. O pagamento da taxa de inscrição - que é de R$ 250,00 - deverá ser efetuado até o dia 28 de janeiro de 2019.

O edital para esse concurso público abre para 5 vagas para o cargo de Promotor de Justiça. A remuneração inicial oferecida é de R$ 24.818,90. Para se candidatar, é necessário o ensino superior completo em Direito, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Também é exigida a experiência de pelo menos três anos de atividade jurídica no ato da inscrição.

A prova objetiva terá 100 questões objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas cada uma. Já a prova discursiva será dividida em duas etapas. Em uma delas deverá ser produzida uma peça processual ou dissertação de até 120 linhas acerca de temas jurídicos apontados pela banca. Na outra, o candidato deverá responder três questões dissertativas. em até 30 linhas, também acerca de temas apontados pela banca. A prova oral, por fim, consistirá em uma apresentação oral onde o candidato deverá ler perguntas que lhe serão entregues por escrito e respondê-las diante de banca examinadora.

O certame será realizado em quatro fases:

1) Inscrição provisória + Prova preambular

2) Provas discursivas (2)

3) Inscrição definitiva + exames de higidez física e mental e realização de sindicância da vida pregressa do candidato

4) Prova oral