Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos, confirma ministério

Os resultados das provas objetivas, preliminares das provas discursivas e redações têm previsão de divulgação até 3 de junho

Concurso Nacional Unificado tem 2,1 milhões de inscritos, confirma ministério | Freepik/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Gestão e Inovação anunciou hoje, segunda-feira (19), que foram confirmadas 2,1 milhões de inscrições no CPNU (Concurso Público Nacional Unificado). Esse número resulta da soma de 600 mil candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição e de 1,5 milhão cujos pagamentos das guias de recolhimento foram aprovados.

A contagem total ainda é preliminar e representa as inscrições confirmadas após o pagamento da taxa. Os candidatos tiveram até sexta-feira (16) para quitar o boleto. Apenas aqueles cujos pagamentos forem compensados pelo banco serão efetivamente considerados concorrentes para uma das 6.640 vagas disponíveis. O concurso nacional unificado encerrou suas inscrições com um total de 2,65 milhões de candidatos.

A ministra Esther Dweck irá confirmar ainda nesta semana o número total de inscritos, após o tempo de compensação das guias de recolhimento, que pode levar até dois dias. A previsão também é divulgar o total de candidatos por bloco temático. A prova será aplicada no dia 5 de maio, em 220 cidades localizadas em todos os estados brasileiros. O exame será composto de questões objetivas específicas e dissertativas, divididas por área de atuação.

Os resultados das provas objetivas, preliminares das provas discursivas e redações têm previsão de divulgação até 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. Conhecido como "Enem dos concursos", o CNPU irá selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

Diferentemente de outros concursos, durante as inscrições, o candidato não escolheu o órgão e o cargo específico no qual quer trabalhar, mas se inscreveu conforme o bloco temático da vaga -ou das vagas- que mais lhe interessa.

VEJA O CALENDÁRIO DO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

- 29/02/2024 - divulgação dos dados finais de inscrições 

- 29/04/2024 - divulgação dos cartões de confirmação 

- 05/05/2024 - aplicação das provas 

- 03/06/2024 - divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação 

- 30/07/2024 - divulgação final dos resultados 

- 05/08/2024 - início da convocação para posse e cursos de formação

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES