Concurso público da PM deverá ser reaberto com oportunidades para PNE

De acordo com o MPSC, o procedimento é inconstitucional, pois contraria o art. 37, inc. VII, da Constituição Federal.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que o concurso para admissão de policiais militares do estado deve ser reaberto e oferecer 25 vagas para portadores de necessidades especiais (PNE). A decisão foi tomada depois que o Ministério Público local (MPSC) alegou que o certame foi aberto com 500 vagas para soldado de polícia, em 2013, sem destinação de vagas para PNE.

De acordo com o MPSC, o procedimento é inconstitucional, pois contraria o art. 37, inc. VII, da Constituição Federal. Uma ação civil publica chegou a ser ajuizada pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital para que o edital fosse retificado, mas o pedido liminar foi negado.

Desta forma, o Ministério Público recorreu ao TJSC para assegurar o direito de reserva de vagas a deficientes. Por unanimidade, foi decidido que o governo deve refazer o concurso especificamente para os portadores de necessidades especiais, ofertando 25 vagas das já existentes.

De acordo com o desembargador Paulo Moritz, o atual certame em andamento para policiais militares, que passará a ter 475 vagas de ampla concorrência, não será anulado, pois já ocorreram os exames teóricos, de saúde, físicos e psicotécnicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES