Concurso na PB tem questões sobre miss e data de assalto; veja

Candidato diz que questões desrespeitaram concorrência igualitária

Trecho da prova com pergunta sobre miss | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 29 de setembro a prefeitura de Santana de Mangueira, Sertão da Paraíba, realizou um concurso público para o preenchimento de 199 vagas em todos os níveis de escolaridade. Algumas das questões das provas acabaram chamando a atenção dos candidatos por tratarem de temas "estranhos". Entre os assuntos abordados apareciam a eleição de miss da cidade em 2013, a data em que uma agência dos Correios foi assaltada e os nomes de "filhos ilustres" de Santana de Mangueira.

Morador de Pernambuco, o professor de história Everton José Maciel prestou o concurso. ?Impossível alguém que não é da cidade saber responder essas perguntas", diz ele, que reclama que com a escolha dos temas a organização da prova beneficiou moradores de Santana de Mangueira, desrespeitando a concorrência igualitária entre os candidatos. "O edital coloca conhecimentos da Paraíba, do Brasil e sobre a cidade, mas as questões não possuem relação direta com a história de Santana de Mangueira?, afirma o professor.

As perguntas contestadas por Everton são do campo conhecimentos gerais/atualidades. Ele explicou que elas não integravam as provas do grupo que ele concorreu (nível superior), mas teve conhecimento do ocorrido através de sua esposa, que fez o concurso para o cargo de cozinheira/merendeira. ?Todos são iguais, não existem distinções, isso está na lei, o concurso é público e se é público não pode beneficiar quem é da cidade. Até as pessoas que são de cidades vizinhas com certeza também não souberam responder essas questões?, diz.

O concurso de Santana de Mangueira foi organizado pela empresa Real Concursos- Consultoria e Serviços Ltda, que tem sede em Conceição, também no Sertão paraibano. Tivemos acesso às provas, que estão disponibilizadas na internet. A do cargo cozinheira /merendeira tem logo como primeira questão de conhecimentos gerais a data em que a agência dos Correios de Santana de Mangueira foi assaltada. Há ainda duas questões sobre "filhos ilustres"; sobre um cantor local de renome; o primeiro prefeito reeleito; sobre quem levou a primeira antena via satélite para a cidade. A penúltima questão relembra os 50 anos da eleição da 1ª brasileira como Miss Universo e pergunta quem é atual Miss de Santana de Mangueira.

O diretor-presidente da Real Concursos, Ênio Alves, afirmou que não há nada de errado na elaboração das provas. ?Tudo isso está no edital na parte do conteúdo programático de conhecimentosgGerais. O edital é bem claro, fatos marcantes, os assuntos do cenário cultural, político, científico, econômico e social do município de Santana de Mangueira, e assuntos de interesse geral relacionados à imprensa falada e escrita (..) tudo isso está colocado lá?, explicou.

Segundo Ênio, os candidatos que se sentirem prejudicados têm o direito de entrar com recurso contra a prova. ?O que está no edital, ele (candidato) tem que estudar, não pode dizer que a prova vai beneficiar A, B ou C não. Ele poderia estar em Conceição, em Pernambuco, ou em qualquer outro lugar, mas tem que estudar?, completou justificando que os conteúdos não beneficiam ninguém.

O diretor da empresa organizadora disse também que existem fontes de estudo para todos os conteúdos contestados e citou sites e apostilas produzidas especificamente para a prova. Como exemplo, fizemos uma busca na internet sobre eleição da Miss Santana de Mangueira e encontrou apenas duas referências sobre o concurso (uma página em uma rede social e o site do organizador).

O gabarito oficial preliminar do concurso de Santana de Mangueira está previsto para ser divulgado no dia 15 de outubro.

Erros de ortografia e Ministério Público

Além dos temas que, na opinião do professor, estariam em discordãncia com o edital, Everton afirma que as provas do concurso estavam repletas de erros de ortografia e digitação. Problema este que foi admitido pelo responsável pela Real Concursos. Ênio Alves, no entanto, disse que isso foi culpa da gráfica que produziu os cadernos de questões.

O professor de história procurou o Ministério Público em Conceição para pedir providências, encaminhando inclusive cópias das provas. Tentamos falar com o promotor de Justiça Pedro Henrique de Freitas, responsável pelo caso, mas ele não foi localizado na promotoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES