Confira quatro passos para dominar o edital de um concurso público

Não prestar atenção aos detalhes do edital é um dos erros cruciais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não prestar atenção aos detalhes do edital é um dos erros cruciais dos concurseiros de plantão. Em entrevista à Exame, Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, destacou a importância de estudar o edital.

O hábito de dispensar explicações prévias é tão enraizado que se manifesta até quando o assunto é tão sério como um concurso.

Veja a seguir quatro dicas fundamentais para dominar o edital e sair à frente na pontuação dos concursos realizados:

1) BUSQUE O EDITAL DO ÚLTIMO CONCURSO

O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. Segundo os professores consultados, o prazo mais comum costuma variar de 45 a 60 dias - um tempo irrisório para se preparar para um concurso.A dica, portanto, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência.Todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.

2) ENTENDA A ESTRUTURA GERAL DO DOCUMENTO

A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas.Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. O edital ainda inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo.

3) LEIA E RELEIA CRITERIOSAMENTE CADA SEÇÃO

É importante ter uma visão geral do edital, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto outras vezes com o olhar aguçado para os detalhes.Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, a dica é buscar um professor ou especialista experiente na tarefa. Mas não há motivo para nervosismo, diz Lelis, porque a linguagem do edital costuma ser bastante clara.

4)ELABORE UM RESUMO DE INFORMAÇÕES

O edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. “É um instrumento feito para sempre acompanhar o candidato durante os estudos”, afirma.Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.Fazer uma síntese dos pontos principais do documento é uma boa dica, além de destacar as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES