'Enem dos concursos': número de vagas sobe para 6.640 em 21 órgãos; veja a lista

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi o último órgão a aderir ao Concurso Nacional Unificado, previsto para 2024

'Enem dos concursos': número de vagas sobe para 6.640 em 21 órgãos; veja a lista | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira, 18 de outubro, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderiu ao Concurso Nacional Unificado, também conhecido como o "Enem dos concursos públicos", programado para ocorrer em 2024.

O Inep disponibilizará 50 vagas para o cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais. Com a inclusão do Inep, agora são 21 órgãos e entidades que se uniram para realizar essa prova unificada sob a gestão do governo federal, com o objetivo de recrutar novos servidores.

Isso resulta em um total de 6.640 vagas disponíveis. A proposta por trás deste concurso unificado é permitir que os candidatos se candidatem a diversas vagas em diferentes órgãos federais, tudo isso mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição. O edital do concurso está programado para ser publicado em 20 de dezembro, e as provas deverão acontecer simultaneamente em 180 municípios brasileiros até março de 2024.

ÓRGÃOS E VAGAS DO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO

InstituiçõesVagas
FUNAI502
INCRA742
MAPA520
MGI e transversais1480
MS220
MTE900
ANTAQ30
MDIC110
PREVIC40
ANEEL40
ANS35
IBGE895
MJSP130
MCTI296
MINC50
AGU400
MEC70
MDHC40
MPI30
MPO60
INEP50
TOTAL6.640

COMO VAI FUNCIONAR A INSCRIÇÃO

Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc). Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. 

Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes. Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos. Todas as informações serão detalhadas no edital, previsto para ser publicado até o dia 20 de dezembro.

COMO SERÁ A PROVA

A prova será aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia. A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras. A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES