'Enem dos concursos' terá 6.640 vagas federais e mais cidades com provas; veja novidades!

A Fundação Cesgranrio será a banca responsável, ofertando 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas em oito blocos temáticos.

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, em entrevista sobre os editais do Concurso Público Nacional Unificado | Wilson Dais/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quarta-feira (10), o governo federal apresentou detalhes sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o "Enem dos concursos". Entre as novidades, destaca-se o aumento para 220 cidades de aplicação das provas. A Fundação Cesgranrio será a banca responsável, ofertando 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas em oito blocos temáticos.

Os editais serão publicados em edição extra do Diário Oficial da União, prevista para hoje, segundo informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As inscrições iniciam em 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro, com taxas de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Isenções são aplicáveis a inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e ex-bolsistas do Prouni ou Fies.

Acesse os blocos temáticos, órgãos, cargos, especialidades e quantidade de vagas

Do total de vagas, 5% serão para pessoas com deficiência, 20% para pessoas negras e, nos cargos da Funai, 30% para indígenas. A escolha de blocos temáticos e cargos será feita no portal Gov.br. O modelo de provas se inspira no Enem, ocorrendo em 5 de maio com provas objetivas e discursivas.

A avaliação é classificatória e eliminatória, com validade de 12 meses. Fases subsequentes incluem perícia médica, verificação da condição declarada para pessoas negras e procedimentos específicos para indígenas. Alguns cargos terão uma segunda etapa de avaliação de títulos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo canal oficial do Ministério da Gestão: concursonacional@gestao.gov.br. O site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Serão oito documentos – um para cada bloco temático (área de atuação) que os candidatos podem se inscrever:

  • Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
  • Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
  • Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
  • Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas
  • Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
  • Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
  • Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
  • Nível Intermediário (692 vagas)

Foram anunciadas mais três cidades que receberão as provas: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). 

Como se inscrever?

Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ele deverá escolher o bloco temático e, depois, os cargos. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e entre as especialidades.

Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático no momento da inscrição. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.

Processo de classificação

O governo diz que se inspirou no Enem para fazer o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos:

Matutino (2h30 de prova)

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.

Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).

Nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
  • Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES