Estatuto garantirá 20% das vagas para deficientes em concursos no Piauí

O teto no caso de concurso público, estamos estimando um percentual de 20% para as pessoas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual Rejane Dias (PT) defendeu ontem, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, a aprovação do Estatuto para Pessoas com Deficiência. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, contando com quase 200 artigos, visando os direitos dos portadores de necessidades especiais. “Quase 800 mil pessoas no Piauí vão ser impactadas por esse grande trabalho, foi um ano e dois meses de elaboração”, ressaltou.

Entre os pontos abarcados pelo projeto estão artigos que garantem redução na jornada de trabalho e uma maior destinação de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos. “Leis que diminuem a carga horária para as pessoas com deficiência e seus familiares, não é questão de privilégio, sabemos que as pessoas com deficiência precisam de mais tempo para fazer o tratamento, se reabilitar, fazer fisioterapia.

O teto no caso de concurso público, estamos estimando um percentual de 20% para as pessoas, isso também colocamos em um artigo no Estatuto das Pessoas com Deficiência, nós colocamos também o percentual de 10% para o estágio no Estado, o percentual de 10% nos serviços terceirizados do Estado, então uma série de situações com leis já existentes e outras aprovadas”, sintetizou.

Se aprovada, a ação será a segunda do tipo no país. “Esperamos que seja aprovado antes do recesso, inclusive fiz um apelo na assembleia legislativa, se isso acontecer vamos fazer história, em que o Piauí pode ser o segundo do país a aprovar esse Estatuto, sendo que o primeiro foi o Paraná”, finalizou.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES