Férias devem abrir mais de 33 mil vagas temporárias em todo o Brasil

A maior parte das vagas será aberta nos ramos de hotelaria e alimentação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou levantamento de número de vagas temporárias a serem abertas no período de férias. No período do verão de 2011, houve a criação recorde de 38.126 vagas. Para este ano, segundo a CNC, haverá pequena redução na contratação de trabalhadores temporários (33.177) em comparação ao verão de 2012 (33.597). Para a CNC, a economia em ritmo fraco e a dinâmica recente do mercado de trabalho explicam a queda de 1,3% nas contratações de um ano para outro.

A maior parte das vagas será aberta nos ramos de hotelaria (29,7%) e alimentação (bares e restaurantes) (58,4%) - as atividades contemplam 54% dos profissionais no ramo de turismo. Já a área de transportes deverá responder por 3,7% das vagas criadas, e a de as agências de viagens, por 1,2%.

Em termos de taxa de absorção, ou seja, quantos trabalhadores deverão ser definitivamente absorvidos pelo mercado de trabalho, a taxa poderá ultrapassar os 40% e deverá ser mais alta, inclusive, que a do verão 2011 (37%), o melhor em termos de contratação temporária no turismo.

A razão está no aquecimento econômico esperado para os próximos meses e na redução no número de desligamentos por conta dos eventos internacionais que diversas cidades do país sediarão nos próximos meses. Segundo projeções do mercado financeiro, o PIB do setor terciário deverá crescer 3,4% em 2013.

A região Sudeste concentra 60% da mão de obra do setor e tem uma estrutura turística mais desenvolvida, precisando, portanto, recorrer menos ao emprego temporário que as demais áreas do país.

As atividades mais promissoras são as de hotelaria e alimentação e, em termos regionais, o emprego temporário irá crescer mais nas regiões Sul e Nordeste, porém, no Sudeste há maior chance de efetivação.

A divisão das vagas temporárias por regiões do país deverá ser da seguinte maneira: 34,7% no Nordeste, 35,5% no Sul, 5,2% no Norte e Centro-Oeste e 24,7% no Sudeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES