Gabarito do Enem sai ainda hoje

MEC também vai liberar site para estudantes pedirem correção invertida do Enem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O MEC (Ministério da Educação) afirmou nesta sexta-feira (12) que o gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado ainda hoje até o final do dia. Junto com o gabarito, também será permitido o acesso a um site especial no portal do Inep (órgão ligado ao governo federal que organiza o Enem) em que os candidatos poderão pedir a correção invertida do gabarito caso tenham se sentido prejudicados com o problema no cabeçalho, ocorrido no primeiro dia do Enem.

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, na manhã de hoje, a liminar concedida pela Justiça Federal no Ceará que suspendeu a divulgação do gabarito do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), realizado no último fim de semana ? dias 6 e 7 de novembro.

Na decisão, o desembargador ressaltou que a suspensão da prova, que foi feita por mais de 3 milhões de estudantes, traria transtornos para todos - organizadores, universidades e candidatos ao exame.

A reaplicação do exame também atrasaria a divulgação dos resultados do Enem e afetaria os vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior que utilizam o exame como parte do processo seletivo.

Um levantamento feito pelo R7 informa que pelo menos 25 vestibulares coincidiriam com as possíveis datas de reaplicação da prova ? dias 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro.

No primeiro dia do Enem deste ano, em 6 de novembro, foram notados dois problemas com a prova. Todos os cartões de resposta apresentavam o cabeçalho invertido. Onde deveria estar escrito ciências humanas, nas primeiras 45 questões das 90 cobradas na prova, lia-se ciências da natureza e vice-versa. Além disso, cerca de 2.000 cadernos do tipo amarelo foram impressos com questões duplicadas e páginas em branco. o Enem é dividido em quatro cores diferentes (amarelo, azul, rosa e branco) para diminuir a chance de fraude.

Hoje pela manhã, os ministros da AGU (Advocacia Geral da União), Luís Adams, e da Educação, Fernando Haddad se encontraram com o desembargador Faria e realizam coletiva no prédio do TRF. Haddad comentará a liberação do Enem e as medidas a serem tomadas em relação aos prejudicados.

Em nota à imprensa, o Ministério Público do Ceará, que entrou na Justiça com o pedido de liminar, afirmou que também pediu uma audiência com o desembargador do TRF. Na notificação, o MPF diz que exige igualdade de partes já que o MEC e AGU tiveram direito a uma audiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES