Governo abrirá mais de 10 mil vagas de concursos até 2026, anuncia ministra

A expectativa de vagas, segundo a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, é que o número de vagas seja duplicado.

Ministra Esther Dweck | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal planeja expandir o número de vagas em concursos públicos, anunciou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Após a autorização de 9 mil vagas no ano passado, excluindo as áreas de educação e militar que seguem regulamentações específicas, a expectativa é de que esse número seja pelo menos duplicado até 2026. 

Nas previsões da ministra, estão sendo programadas a criação de mais 9 mil a 10 mil vagas, seja por meio de novos concursos ou pela convocação de candidatos excedentes de seleções já realizadas e destacou ainda "um número razoável de novas contratações seria entre 18 mil e 20 mil", acrescentando que o planejamento está sendo feito com atenção ao orçamento disponível.

Segunda edição do CNU está ministra no planejamento da ministra, que reiterou a intenção de realizar o segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) entre 2025 e 2026, com vagas suficientes para atender às necessidades.

Reajuste para servidores do Executivo federal foi anunciado pela ministra. O aumento salarial está condicionado a arrecadação. Se confirmar excesso de receitas, está previsto um reajuste a partir de maio de 2024.  Os servidores civis poderão receber um aumento total de 18% em seus salários ao longo de quatro anos, com incrementos de 9% já anunciados, seguidos por mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. 

Esse ajuste alinha os servidores civis aos aumentos já concedidos aos poderes Legislativo e Judiciário, distribuídos em três anos. A ministra enfatizou que essas são as possibilidades dentro do espaço fiscal atualmente disponível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES