Governo de Goiás divulga cronograma dos concursos para PM e Civil

Os concursos públicos visam o provimento de 3.396 vagas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), José Eliton, e o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, divulgaram na última quinta-feira (30/6), durante entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o cronograma dos concursos públicos para provimento de 3.396 vagas nas forças policiais do estado de Goiás.

O primeiro certame será o da Polícia Civil que oferece 280 vagas para agentes substitutos e 220 para escrivães substitutos. O edital será publicado no próximo dia 22 de julho.

A data prevista para a publicação do edital para o concurso público para provimento de 2.500 vagas de soldados de 3ª classe da Polícia Militar será no dia 19 de agosto, quando se conhecerá todo o cronograma definido para a seleção.

Nos próximos dias, serão divulgados os cronogramas dos demais concursos, para o Corpo de Bombeiros, delegados da Polícia Civil, oficiais para a Polícia Militar e fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-GO).

Além do concurso para o provimento das 500 vagas de agentes e escrivães, a Polícia Civil terá, também, outro concurso para selecionar 36 profissionais para o cargo de delegado. Na Polícia Militar (PM), o efetivo será ampliado em 2.500 policiais e em 80 oficiais. Estão previstos, ainda, concurso para o Corpo de Bombeiros Militar, para 250 novos soldados e para a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), que poderá ser de até 30 vagas.

No concurso da Polícia Civil, o salário base inicial para os agentes e escrivães substitutos será de R$ 1,5 mil, e o nível de escolaridade exigido é o superior, conforme acordado entre entidades representativas das categorias e a lei aprovada na Assembleia Legislativa. Acréscimos no exercício das funções podem elevar esse valor para em torno de R$ 3 mil.

De acordo com o cronograma divulgado pela Segplan, o período de inscrições para o concurso da Polícia Civil será de 1º a 30 de agosto e a data da prova, 18 de setembro. A empresa contratada para realização do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), da Universidade de Brasília (UnB), antigo Cespe/UnB.

Regional

Sobre o concurso para a Polícia Militar, de acordo com o vice-governador e secretário José Eliton, será regionalizado para contemplar as necessidades dos municípios. Segundo ele, essa decisão foi tomada a partir de uma avaliação estratégica da Segurança Pública, em especial do comando da Polícia Militar, que está definindo o quantitativo de vagas para cada localidade.

O objetivo é, segundo ele, fixar o policial no interior do estado. “Tínhamos um modelo em que, eventualmente, eram aprovados números significativos de policiais, mas havia dificuldades em encaminhar para as regiões mais distantes porque, naturalmente, a maioria prefere ficar próximo dos grandes centros urbanos por questões de comodidade”, disse o vice-governador. Conforme ressalta, a decisão de regionalizar o concurso vai pôr fim a esse problema, uma vez que quem se inscrever em determinada região está ciente de que terá que trabalhar no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES