Inscrições do concurso com 50 vagas de diplomata encerram dia 3 de agosto

O prazo está perto do fim, portanto, os interessados têm até a próxima quinta-feira, dia 3 de agosto para efetuar as inscrições.

Instituto Rio Branco está com inscrições abertas para concurso | Divulgação/Governo federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Rio Branco está com inscrições abertas para o concurso público que visa a admissão na carreira de Diplomata, oferecendo 50 vagas na classe inicial de terceiro-secretário. A remuneração inicial no Brasil é de R$ 20.926,98 (valor bruto). O prazo está perto do fim, portanto, os interessados têm até a próxima quinta-feira, dia 3 de agosto para efetuar as inscrições. 

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter nível superior, idade mínima de 18 anos, estar quites com as obrigações eleitorais e militares, entre outros requisitos que constam no edital. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet por meio do site da Iades, até às 22h do dia 3 de agosto de 2023, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 229,00. O prazo para solicitação de isenção já foi encerrado no último dia 13 de julho.

Processo de seleção

Os candidatos do concurso serão avaliados por meio de três fases: a primeira será uma prova objetiva, constituída de questões do tipo certo ou errado, de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito. A prova será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 27 de agosto de 2023, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9h30, com duração de três horas; e o segundo iniciando-se às 15h, com duração de três horas

Na segunda fase, serão aplicadas provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, que será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, na data provável de 17 de setembro de 2023, e terá duração de 5 (cinco) horas, com início às 14 horas. 

A terceira e última fase serão provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa, que serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na segunda fase, nas datas prováveis 27,28 e 29 de outubro. 

O resultado final do concurso deve ser divulgado na data provável de 29 de novembro deste ano. O candidato deverá matricular-se no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro (SEB), nos termos da portaria MRE nº 344/2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES