INSS: concurso deve ofertar 10 mil vagas para suprir déficit de servidores

A expectativa é de o edital de abertura seja oficializado após a Reforma Administrativa

concurso | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O INSS possui um déficit estimado em 23 mil servidores, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e deve realizar concurso para suprir este problema. Neste ano de 2021, o INSS solicitou um novo certame com cerca de 10 mil vagas.

O instituto informou que os atendimentos estão sendo prejudicados pela redução no quadro de servidores, principalmente devido ao aumento de pedidos de pensão por morte. Até o momento, o Ministério da Economia ainda não respondeu ao pedido para um novo concurso INSS.

Cocnurso do INSS deve oferecer  cerca de 10 mil vagas (Foto: Reprodução)

A expectativa é de o edital de abertura seja oficializado após a Reforma Administrativa, que prevê uma série de mudanças no funcionalismo público do país. No dia 1º de junho de 2021, a assessoria já havia comentado sobre uma projeção preliminar para o concurso INSS.

Inclusive, em maio de 2020, o órgão comunicou que o novo edital poderá sair a partir de 2022. Mais informações devem ser liberadas ao longo das próximas semanas. Enquanto isso não acontece, confira todos os detalhes preliminares e atualizados sobre o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social.

Situação atual

O concurso do INSS voltou a ser objeto de análise neste ano de 2021, que é quando se encerram os contratos temporários da força-tarefa composta pelos inativos (aposentados e militares da reserva).

Com o novo pedido, o instituto pretende preencher 10 mil vagas efetivas. Ainda não existem detalhes específicos sobre os cargos que poderão ser contemplados no concurso INSS. Vale ressaltar que o novo certame estava sendo especulado desde o ano de 2020.

No entanto, o INSS não havia protocolado o pedido na época por estar passando "pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança".

"Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS", complementou a assessoria do INSS em 2020.

Realmente, uma grande transformação pode acontecer no INSS, até mesmo pelo fato de os servidores efetivos terem criado uma proposta de reestruturação sustentável do Instituto Nacional do Seguro Social chamada de Transforma INSS.

Novidades sobre o assunto surgiram em 2021. Isso porque o concurso INSS parece ter sido solicitado no final de maio deste ano, no sentido de finalizar os estudos e planejamentos sobre recursos humanos a "médio e longo prazo".

Caberá ao Ministério da Economia providenciar o parecer oficial a respeito do certame. Caso a pasta aprove o concurso INSS, os próximos passos serão o contrato com a banca organizadora e o lançamento do edital de abertura.

Lembrando que o pedido anterior ao de maio de 2021 foi feito em 2018, com a previsão de 7.888 novas vagas em três cargos estratégicos, que são os de maior carência.

Pedido de concurso INSS de Perito Médico também já foi protocolado

Em novembro de 2020, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia confirmou que houve um pedido para a realização de um concurso INSS para Médico Perito.

A solicitação partiu da Subsecretaria da Perícia Médica Federal e não do INSS. Apesar da divulgação do documento, não há a quantidade de vagas que seriam preenchidas e nem as localidades. É preciso que o Ministério da Economia aprove o certame para que haja prosseguimento com os trâmites.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES