Itamaraty muda regras em concurso para diplomatas

Itamaraty muda regras em concurso para diplomatas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pr?ximo concurso para diplomatas do Itamaraty contar? com mudan?as no edital como a redu??o da nota m?nima em uma das etapas, segundo edital publicado no site do Instituto Rio Branco. As inscri?es ser?o abertas amanh?. Ao todo, ser?o disponibilizadas 115 vagas.

Em 2005, a prova de ingl?s j? havia deixado de ser eliminat?ria, o que abriu uma pol?mica entre estudantes, diplomatas e professores em Rela?es Internacionais. Entre as novidades do edital deste ano ? o teste para uma segunda l?ngua estrangeira uma lista de sete exclu?do o ingl?s que n?o mais valer? pontos na fase eliminat?ria.

At? 2007, a prova de segunda l?ngua previa como op?es espanhol e franc?s. A partir deste ano, os candidatos poder?o escolher tamb?m alem?o, ?rabe, chin?s, japon?s ou russo. Outra mudan?a ? a redu??o da nota m?nima de 60% para 50% de aproveitamento na terceira etapa do concurso.

Ao jornal "O Globo" o diretor-geral do instituto disse que as mudan?as n?o v?o reduzir a excel?ncia do Itamaraty. Segundo ele, a redu??o da linha de corte "? elemento de conforto".

Em 2005, a mudan?a nas regras para a prova de ingl?s gerou pol?mica. O objetivo, segundo disse o Itamaraty ? ?poca, foi tornar o concurso menos elitista. A prova de ingl?s era eliminat?ria desde 1996.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES