Novo concurso da UESPI pode ser realizado até o final do ano

Com realização do concurso e homologação dos candidatos, a Universidade Estadual do Piauí contará com o melhor quadro docente em 8 anos.

reitor | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, informou nesta sexta-feira (27) que a instituição planeja realizar um novo concurso para professor efetivo, com a oferta de aproximadamente 85 vagas, ainda este ano. Segundo o reitor, o processo está em tramitação na Procuradoria-geral do Estado do Piauí (PGE-PI). Com realização do concurso e homologação dos candidatos, a Universidade Estadual do Piauí contará com o melhor quadro docente em 8 anos.

Na segunda semana de maio, foi realizada uma reunião entre os representantes da UESPI e a governadora do Piauí, Regina Sousa, para confirmar o concurso, já autorizado pelo ex-governador Wellington Dias, e solicitar a ampliação no número de vagas. “Apresentamos o quadro atual durante o encontro e a governadora foi sensível ao nosso pedido e aumentou a quantidade de vagas ofertadas. Agora só estamos agurando o aval da PGE para depois retornar à mesa da governadora e então decidir sobre o edital e demais datas", disse.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto (Foto: divulgação)

No ano passado, o ex-governador Wellington Dias já havia autorizado o concurso para preenchimento de 60 vagas para professores efetivos. O edital do novo concurso ainda não está pronto, mas caso o certame seja realizado este ano, segundo o reitor, o convocação só seria realizada no próximo ano devido às eleições.

“Estamos na fase de preparação interna, para saber a carga horária que necessita nos campi. Também estamos estudando repor as 60 vagas dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) para que cada curso tenha, no mínimo, 5 professores para atender a demanda. Com o concurso e convocação, teremos o melhor quadro de professores desde 2014”,  completou Evandro Alberto.

O último concurso público para professor realizado pela instituição foi no ano de 2017, com a oferta de 167 vagas. Segundo Evandro Alberto, todos os aprovados foram convocados em 2018. No ano de 2021, foram classificados os nomes restantes.

“Também no ano de 2021, fizemos um concurso para 190 vagas que foram preenchidas e estamos chamando os classificados os que ficaram como cadastro de reserva. Juntando os 190 com os 176, temos a quantidade de substitutos hoje”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES