Número de cursos a distância cresce quase 20 vezes desde 2002

Carreira de pedagogia é a mais procurada; ministério se preocupa com qualidadeF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de cursos a distância oferecidos no Brasil cresceu quase 20 vezes entre 2002 e 2009, saltando de 46 graduações abertas para 844 no mesmo intervalo. Em porcentagem, o "boom" representa 1.834% de crescimento em sete anos

As universidades, faculdades e outras instituições de ensino particular respondem pela maior oferta, segundo informações do MEC (Ministério da Educação), tendo reunido 444 cursos ou 52% do total da oferta em 2009. Os dados são do Censo do Ensino Superior, divulgados pelo ministério.

A procura dos estudantes pelo modelo de ensino também cresceu muito em sete anos - subiu de 40,7 mil matrículas, em 2002, para 838,1 mil em 2009, um aumento de 2.059%.

Em 2008, 727,9 mil universitários se matricularam em cursos a distância, o que significa crescimento de 15% no número de alunos em apenas dois anos, em comparação com 2009.

A formação a distância atrai principalmente estudantes em busca de carreiras que formem professores - o curso de pedagogia lidera a preferência, com 286,7 mil matrículas ou 34,2% do total nesta modalidade. Na sequência vem administração, serviço social e letras, entre as carreiras mais procuradas.

Cuidado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os estudantes devem tomar cuidado com a modalidade de ensino a distância, que é muito nova no Brasil. É necessário checar a qualidade dos cursos e a estrutura das salas usadas para as aulas presenciais - as leis brasileiras exigem que pelo menos uma parte do período de aulas seja dada presencialmente.

O ministério pode restringir a oferta de vagas e a criação de cursos se forem encontrados problemas.

- Quando você identifica uma certa deficiência no curso, você restringe a oferta. No limite, [você] suspende o processo seletivo. No ano passado, nós descredenciamos uma universidade inteira que atuava com educação a distância no curso de pedagogia.

A oferta de educação a distância ainda é muito incipiente, na opinião do ministro.

- Há países em que 50% das matrículas são feitas em cursos a distância. No Brasil, esse número equivale a 14%. Então nós temos espaço para expandir, mas expandir com critérios de qualidade.

O modelo adotado em nível federal, chamado de UAB (Universidade Aberta do Brasil), é um exemplo a ser seguido, afirma Haddad. O Plano Nacional de Educação, divulgado em dezembro de 2010 e que tramita no Congresso, já citava a UAB como referência em educação a distância. O texto vê a modalidade como uma alternativa para formar mais professores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES