Prejudicados no Enem podem receber R$ 510

Candidatos que fizerem reclamação via e-mail para o órgão podem ser beneficiados.

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A DPU-RJ (Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro) vai ajuizar um pedido de indenização no valor de R$ 510 para cada um dos estudantes que se sentirem prejudicados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A ação será levada à Justiça Federal entre quarta (1º de dezembro) e quinta-feira (2) da próxima semana, informou o defensor público federal André Ordacgy.

A ação deve levar alguns meses, pois a sentença só será definida depois que saírem os resultados dos vestibulares que usarem a nota do Enem.

Não serão considerados prejudicados os alunos que conseguirem fazer a nova prova do Enem em 15 de dezembro ? até o momento, 2.817 pessoas foram listadas pelo MEC (Ministério da Educação) como aptas a fazer novamente o exame. Também não entram na relação dos afetados aqueles que obtiverem vaga em universidades públicas ou particulares com a ajuda do Enem, e tampouco os aprovados no ProUni (Programa Universidade para Todos).

Além disso, para receber a indenização, o estudante terá que provar que foi prejudicado pelas falhas na aplicação do Enem.

Ordacgy explica que o importante é ?debater a matéria? - os problemas da prova - e que a indenização serve como punição para que o ministério tome mais cuidado com ?assuntos sérios?. Por isso, diz ele, para dar entrada na ação, não importa que os resultados dos vestibulares ainda não tenham saído.

- Esperar os resultados não afeta a discussão. A tese vai ser discutida, e só na hora da execução [do pagamento da indenização] é que os alunos vão precisar provar isso [que foram prejudicados].

Além da ?boa fé? dos estudantes, a Defensoria Pública usará as reclamações formais feitas ao MEC, ao Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem), à própria DPU-RJ ou ao MPF (Ministério Público Federal) do Ceará para provar que determinados vestibulandos foram prejudicados.

De acordo com o defensor Ordacgy, o ministério deveria ter aberto a opção de refazer o Enem para todos os alunos. A posição dele é a mesma de Oscar Costa Filho, procurador federal do Ceará. Para eles, o MEC não pode dizer quem foi prejudicado - quem teria que fazer isso é o próprio vestibulando. A ação civil pública será ajuizada contra o MEC, o Inep, e os consórcios organizador (Cesp/Cesgranrio) e de impressão das provas (gráfica RR Donelley).

Batalha judicial

A Justiça Federal cearense já havia determinado que todos os candidatos poderiam refazer o exame, mas o MEC entrou com recurso por meio da AGU (Advocacia Geral da União) e derrubou a liminar. O mesmo aconteceu com a divulgação do gabarito da prova e com o prazo para os estudantes requisitarem a correção invertida: as liminares da Justiça cearense contra o calendário do MEC para estas ações foram derrubadas.

Procurada, a assessoria do ministério disse que não vai comentar as posições do DPU-RJ até que o MEC seja formalmente informado sobre a petição.

Como reclamar

A Defensoria abriu um novo e-mail para receber reclamações sobre a aplicação da prova: dpu.enem2010@gmail.com. Segundo Ordacgy, o primeiro endereço eletrônico recebeu mais de 4.000 mensagens e ficou lotado.

A ação civil pública vai usar os depoimentos recebidos para ampliar as provas contra o exame.

Entenda os erros do Enem

Alguns erros e confusões marcaram o primeiro dia de aplicação do exame, no último dia 6. Em primeiro lugar, o cabeçalho dos cartões de resposta do Enem foi invertido.

Em segundo lugar, 20 mil cadernos de prova do tipo amarelo foram impressos com folhas em branco e questões repetidas. Poucos foram distribuídos - inicialmente, o MEC havia afirmado que 2.000 estudantes haviam sido afetados.

A maior parte dos problemas foi identificado na região Sul, segundo afirmou o ministro Fernando Haddad em audiência na Câmara dos Deputados ocorrida em 17 de novembro. O Enem é aplicado em quatro versões diferentes, divididas por cor - amarela, branca, rosa e azul. Todas trazem as mesmas questões, mas em ordem diferente, para dificultar fraude e cola dos candidatos. Como se não bastasse, a Polícia Federal reconheceu que houve vazamento da prova no Nordeste do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES