Presidente do Ibama confirma pedido de autorização para concurso

O presidente do Ibama também destacou que o instituto conta com somente 53% do quadro total de pessoal previsto.

Concurso público | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rodrigo Agostinho, confirmou o pedido de autorização para um próximo concurso Ibama. Segundo ele, são necessários esforços para suprir a carência de servidores no órgão.

"Já enviamos um pedido ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (responsável por autorizar os concursos federais). Vamos trabalhar para recompor o quadro. Não dá para o Brasil, que tem a maior biodiversidade do mundo, que tem metade de seu território com alguma cobertura vegetal, mesmo que degradada, não ter uma estrutura capaz de atender a tudo isso", afirmou em entrevista ao Estadão.

O presidente do Ibama também destacou que o instituto conta com somente 53% do quadro total de pessoal previsto. 

Segundo o presidente, hoje, o instituto tem apenas 2.900 servidores em atividade.

De acordo com o presidente do Ibama, as contratações de servidores ainda não foram finalizadas. "Mas se eu conseguir ampliar o quadro com cerca de 500 servidores, já seria um alívio importante para nós", reforçou.

Pedido de concurso para Ibama (Divulgação)

Reduzir desmatamento

A meta de Rodrigo Agostinho é reduzir, pela metade, o volume de desmatamento ilegal registrado no ano passado, na Amazônia e demais áreas do País. Desta forma, será necessário a contratação de mais servidores.

Para o presidente interino do instituto, Jair Schmitt, um novo concurso público do Ibama não deve impedir a convocação de mais aprovados na última seleção.

Há uma urgência no preenchimento de cargos vagos, que não serão supridos com nomeações adicionais.

De acordo com documento obtido pela equipe da Folha Dirigida, o Ibama solicitou a ampliação de mais 142 vagas para convocações do concurso, realizado em 2021. Este quantitativo representa 25% do número original previsto no edital.

Confira a distribuição das vagas ampliadas para o concurso:

Técnico ambiental: 108;

Analista ambiental: 24;

Analista administrativo: 10.

Lembrando que o Decreto nº 9.739, de 2019 determina que o Governo Federal poderá autorizar a nomeação de aprovados e não convocados, de até 25% o quantitativo original de vagas, durante o prazo de validade do concurso.

Até o momento, não há confirmação se o pedido de ampliação das convocações foi autorizado.

Último concurso

O último concurso do Ibama foi realizado em 2021, sob organização da banca Cebraspe. Foram ofertadas 568 vagas para os cargos de Técnico Ambiental, Analista Ambiental e Analista Administrativo. Os salários variavam de R$ 4.063,34 a R$ 8.547,64.

O processo de seleção ocorreu por meio de provas objetivas e discursivas, aplicadas no dia 30 de janeiro de 2022. O resultado final foi homologado em junho de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES