Projeto cria 474 cargos efetivos e 75 em comissão para o TSE

De acordo com o TSE, a criação desses cargos é essencial para garantir a continuidade dos serviços prestados à população

Projeto cria vagas para Justiça Eleitoral | Roberto Jayme/Ascom TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou o Projeto de Lei 4/24, que busca a criação de 474 novos cargos na Justiça Eleitoral, incluindo 232 analistas judiciários e 242 técnicos judiciários. A proposta, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, é respaldada pela justificativa do TSE, que destaca a necessidade de ampliação do quadro de pessoal devido ao aumento do eleitorado, candidaturas e processos judiciais e extrajudiciais.

De acordo com o TSE, a criação desses cargos é essencial para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, fortalecer a segurança das urnas eletrônicas, combater a disseminação de fake news e atender às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O impacto orçamentário anualizado é estimado em R$ 109,4 milhões, e a Lei Orçamentária Anual para 2024 destinou R$ 76,4 milhões para essas despesas, permitindo a implementação dos novos cargos a partir de maio.

O projeto encontra-se em fase de tramitação e aguarda análise das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

Audiências públicas - A Corte Superior Eleitoral tratou sobre os atos gerais das Eleições Municipais nesta terça-feria, 23. Trata-se do primeiro dia do Ciclo de Audiências Públicas , cujo objetivo é ouvir os cidadãos que pretendem contribuir para o melhoramento do pleito (Lei nº 9.504/1997). 

vice-presidente do TSE, ministra Cármem Lúcia, relatora das minutas, presidiu os trabalhos. NO período de 4 a 19 de janeiro, a minuta de resolução sobre os atos gerais das Eleições de 2024 recebeu 165 contribuições. O texto, que tem 224 artigos, estabelece as medidas preparatórias, o fluxo de votação, a apuração, os procedimentos relacionados à totalização, a diplomação e os atos posteriores ao pleito.  

As audiências públicas podem ser acompanhadas pelo canal do TSE no YouTube nos dias 23 de janeiro, 24 de janeiro e 25 de janeiro. (Fonte: TSE e Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES