Renan institui 20% de cotas para concursos e contratações no Senado

Renan disse que a regra não valerá para os cargos comissionados, decididos pelos senadores. “A lei regulamenta o que é comissionado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Mesa do Senado Federal decidiu, na tarde desta terça-feira (13/5), adotar o sistema e cotas para seus concursos públicos e contrato de terceirizados. De acordo com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), 20% das vagas dos próximos concursos e contratos fechados serão reservadas para negros.

?Estamos reservando, a partir de agora, em todo o concurso público para servidor do Senado e em contrato de terceirização uma cota de 20% para resgatarmos a conta que temos com os afrodescendentes?, disse Renan, acrescentando que a regra não é retroativa e, assim, não afeta concursos antigos e contratos em vigor.

Renan disse que a regra não valerá para os cargos comissionados, decididos pelos senadores. ?A lei regulamenta o que é comissionado. É cargo de confiança. Mas recomenda-se que a regra seja entendida para isso?, disse. O sistema de cotas do Senado foi estabelecido por meio de resolução da Mesa Diretora.

A reserva de 20% das vagas em todos os concursos públicos federais está prevista em projeto que aguarda votação no Plenário do Senado (PLC 29/2014). Se aprovada, a matéria vai a sanção presidencial logo em seguida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES