Piauí estará em audiência no DF para melhorias no Sine

Secretaria de Trabalho do Piauí vai participar de audiência para discutir melhorias para o Sine

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representando o Estado do Piauí, a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) se fará presente, no Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego (Sine). O evento reunirá, na terça-feira (29), em Brasília, os secretários Estaduais do Trabalho de todo o país, parlamentares e dirigentes de centrais sindicais, em uma audiência pública, na qual debaterão políticas e vias de melhorias no sistema.

Promovido pelo Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), a mobilização tem como um de seus principais objetivos a discussão da criação de um ambiente político de apoio à institucionalização do Sistema Público de Trabalho no Brasil, através de sua revitalização, estruturação e regulamentação. ?Vamos debater o Sine que temos e o Sine que queremos, porque este, tal como está hoje, tem mais mazelas do que virtudes e está despreparado para cumprir seu papel de apoio aos programas de geração de emprego e renda, qualificação profissional e intermediação de mão de obra?, afirma o presidente do Fonset, Luiz Claudio Romanelli.

Para a secretária Larissa Maia, a iniciativa possui uma grande relevância para a implantação de melhorias no atual quadro dos Sines. ?Acredito que um dos pontos mais importantes será o estabelecimento do cofinanciamento de políticas públicas e a mudança dos instrumentos de pactuação, com eliminação da modalidade de convênio para repasse fundo a fundo ou transferência direta. Defendemos a criação do Sistema Único do Trabalho, a exemplo do SUS E SUAS, com definição do papel dos diferentes atores envolvidos: União, Estados e Municípios?, diz.

Imediatamente após a audiência pública em defesa do Sine, que será realizada no Plenário Nº 12, do anexo II, da Câmara do Deputados, acontece, no mesmo local, o ato público de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Rede Sine. A Frente tem como finalidade acompanhar e fiscalizar as políticas públicas destinadas à valorização do Sistema Público de Trabalho, além de promover debates, apoiar o Fórum e promover intercâmbio com outros países.

Ressaltando ainda a importância dos dois eventos, Larissa Maia afirma estarmos vivendo um momento inédito e histórico. ?Inédito por ser a primeira vez que Secretários de Estado se unem, através de uma ação concreta, em defesa do Sine. Histórico por registrar nos anais das políticas públicas do Trabalho e Emprego a criação da Frente Parlamentar em defesa do Sistema. Ações como esta reconhecem e atestam o compromisso dos Secretários de Estado do Trabalho com o cidadão, com o trabalhador brasileiro?, reitera Larissa Maia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES