Senado aprova isenção de taxa de concurso para doadores de medula

A aprovação foi por 35 votos a nove

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou na terça-feira (27), o projeto SCD 22/2015, que prevê a isenção da cobrança das taxas de inscrições em concursos públicos para candidatos de baixa renda e doador de medula. A aprovação foi por 35 votos a nove.

O projeto original PLS 295/2007 é de autoria da senadora Serys Slhessarenko – PT-MG. O texto foi aprovado em 2008, pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. A proposta inicial era estabelecer a inseção de taxas para candidatos com renda familiar abaixo de meio salário mínimo. O texto foi enviado à Câmara dos Deputados, onde passou por longa tramitação antes de ser aprovado em 2015.

Foram feitas alterações, estendendo a isenção a candidatos em situação de desemprego, carentes e doadores de medula. Devido as alterações o texto retornou ao Senado para votação sobre a inclusão ou retirada das mudanças.

Ao retornar ao Senado, a CCJ aprovou quase todas as mudanças, retirando a isenção para desempregados e mantendo para as pessoas carentes  e doadores de medula óssea. Pelo texto as pessoas carentes devem está inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para ter acesso à gratuidade, o candidato deverá comprovar o cumprimento das exigências no momento da inscrição. Se prestar informações falsas o candidato poderá ser desclassificado. Os critérios para isenção da taxa de inscrição do concurso e as sanções a quem prestar informações falsas deverão vir especificadas no edital do certame.

Com a aprovação no Senado, o próximo passo é a sanção ou o veto presidencial, para se tornar lei e entrar em vigor. Os concursos públicos já oferecem isenção do valor da taxa para inscritos no CadÚnico e em alguns casos para doadores de sangue, leite materno e medula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES