Termina hoje o prazo de inscrição no concurso unificado; editais retificados

A prova está agendada para o dia 5 de maio e será realizada em 220 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal

Termina hoje o prazo de inscrição no concurso unificado; editais retificados | Freepik/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que visa contratar 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais, encerra nesta sexta-feira (9), às 23h59, horário de Brasília. Com um recorde de dois milhões de candidatos inscritos até o momento, cerca de 700 mil ainda não efetuaram o pagamento da taxa de inscrição para confirmar sua participação.

A prova está agendada para o dia 5 de maio e será realizada em 220 cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os candidatos têm a oportunidade de concorrer a uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos dos oito editais disponíveis. Recentemente, esses editais passaram por retificações para corrigir ambiguidades e informações imprecisas.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo processo seletivo, realizou essas mudanças principalmente em relação às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras, além de ajustes nas exigências de formação para determinadas posições. O objetivo dessas alterações é garantir a observância dos princípios constitucionais da administração pública e assegurar a seleção dos profissionais mais adequados para as funções.

Os candidatos dos editais que foram retificados devem estar atentos às mudanças, inclusive aos documentos que serão necessários apresentar em caso de aprovação. Esta é a primeira vez que o governo federal realiza um processo seletivo no qual é possível o candidato concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, por ordem de interesse, pagando apenas uma taxa de inscrição. Para isso, é necessário selecionar o bloco temático e o nível de escolaridade com que o candidato pretende concorrer, com taxas de inscrição no valor de R$ 90 para vagas do ensino superior e R$ 60 para os concorrentes de nível médio. 

Até o fim do período de inscrição, os candidatos que não tiveram os pedidos de isenção aceitos poderão pagar a taxa e participar do concurso. Todo o processo de inscrição é feito pela página da Cesgranrio, que é banca realizadora do processo seletivo, com o uso da conta gov.br.

Os candidatos inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro e no dia 29 de abril será possível a consulta ao local de prova. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho deve sair o resultado final com a classificação dos aprovados.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES