UESPI de Parnaíba oferece 2 novos cursos de graduação

Os dois cursos de Parnaíba contarão com um corpo docente composto por doutores e mestres

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado pelo Conselho Universitário da UESPI, no último mês de outubro, a criação dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Licenciatura Plena em Filosofia, ambos no campus de Parnaíba.

Tal ação vem suprir uma demanda há muito existente, pois desde 2006 o Conselho Nacional de Educação estabeleceu a obrigatoriedade do ensino das duas disciplinas no Ensino Médio e em 2002 uma lei estadual reforçou e regulamentou tal obrigatoriedade em todas as instituições de ensino da rede pública e privada do Piauí.

Os estudantes que fizeram a última avaliação do Enem já poderão concorrer a uma das 30 vagas do curso de Ciências Sociais ou a uma das 40 vagas do curso de Filosofia. Os dois cursos de Parnaíba contarão com um corpo docente composto por doutores e mestres, com especialidade em áreas como Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História da Filosofia, Lógica, Epistemologia e Filosofia Social e Política. Espera-se com a criação dos dois cursos que a UESPI consolide um espaço de desenvolvimento de pesquisa nestas áreas.

Histórico

Até o primeiro semestre de 2013 a UFPI (no campus de Teresina) era a única instituição de ensino superior do Piauí que possuía os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e em Filosofia, sendo oferecidas, respectivamente, 26 e 50 vagas anuais - número significativamente insuficiente para atender a demanda de formação de professores da área em todo o Estado. No segundo semestre de 2013, teve início o curso de Licenciatura em Ciências Sociais no campus Torquato Neto, em Teresina. Espera-se contribuir para o processo de expansão das áreas com a oferta de vagas pela primeira vez fora da capital.

De acordo com o coordenador do curso de Filosofia, professor Thiago Chaves, "a abertura dos dois cursos em Parnaíba fortalece a posição da UESPI como uma universidade responsável por suprir não só as demandas de mercado, mas também a demanda por uma formação universitária crítica e capaz de transformação social".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES