Veja 5 dicas para dar a volta por cima após um fracasso no local de trabalho

Profissionais devem assumir responsabilidade e buscar novos desafios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como a Seleção Brasileira? que na terça-feira (8) sofreu a pior derrota de sua história ? muitos profissionais já tiveram que enfrentar a frustração após não alcançar seu objetivo ou não obter o resultado esperado. Até mesmo na Copa do Mundo, astros como o português Cristiano Ronaldo e a badalada seleção da Espanha viram seus sonhos ficarem para trás depois de uma performance bem abaixo do esperado.

Mas o que o profissional pode fazer após falhar em sua tarefa ou apresentar resultados ruins em determinado projeto? Como ele pode retomar seu trabalho e mostrar sua capacidade?

Ouvimos especialistas e listou 5 dicas para ajudar os profissionais a darem a volta por cima após um "desastre" no trabalho:

1) Assumir a responsabilidade

Para a business coach Dirlene Costa, todos os envolvidos devem assumir a responsabilidade por seu papel ou atuação no projeto. ?Cada um tem um papel claro. Mas obviamente a responsabilidade maior é do líder, que comanda e direciona?, fala.

2) Refletir e identificar os erros

?A dor constrói ou destrói e nesse momento é fundamental que o profissional reveja suas metas e objetivos?, afirma Camila Cury, especialista comportamental e psicóloga do Instituto Augusto Cury.

Segundo Dirlene, o que ocorreu com a Seleção Brasileira acontece dentro de empresas quando líderes não conseguem identificam alternativas para a estratégia previamente traçada. ?É importante traçar cenários diferentes e preparar a equipe para trabalhar com adversidades.?

3) Acabar com a culpa

Dirlene ressalta que após resultados ruins não é hora de ter sentimento de culpa. ?Remoer a culpa não adianta. É hora de ter agilidade para decidir e mudar o que estava errado?, ressalta.

?A questão é o que o profissional faz com o medo. Travar ou seguir em frente é uma decisão. A partir de agora, o foco deve ser o desempenho. Treino, estratégia e potencialização dos pontos fortes e o resultado será consequência?, fala Prates.

4) Buscar forças na equipe

?É nos momentos de turbulência que descobrimos recursos que nem imaginávamos ter. E a força de quem se reinventa é uma pancada de energia, pois vem carregada de uma motivação inexplicável?, ressalta Prates.

Segundo Dirlene, o líder tem papel fundamental para buscar o melhor de cada profissional. ?O gestor precisa avaliar as fraquezas e os pontos fortes do time e procurar potencializar o que existe de melhor. O trabalho de avaliação e o feedback vão ajudar na mudança.?

5) Transformar desafios em oportunidade

?O resultado ruim vem e traz dor, mas ele também devem ser acompanhado de muito aprendizado. Líderes de alto desempenho aprendem com os erros e os transformam em nova oportunidades?, afirma Dirlene.

Prates ressalta que seguir em frente é a melhor opção após uma derrota ou quando um objetivo não é alcançado. ?É preciso encontrar um motivo para seguir. É isso que faz da reinvenção uma arma poderosíssima. Somente se reinventa quem tem um propósito claro e que valha a pena empenhar todo o seu potencial?, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES