2ª dose da vacina contra a Covid pode ser agendada no site da FMS

Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de Vacinação contra a Covid-19 da FMS.

A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.

Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):

UBS Ceci Fortes

UBS Lourival Parente

UBS Santa Isabel

UBS Vila Bandeirante

UBS Poty Velho

UBS Parque Poti

UBS Porto Alegre



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES