5 pessoas da mesma família morrem de Covid-19 após recusarem vacina

Os familiares começaram a manifestar os primeiros sintomas pouco antes do Natal

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma família que decidiu não se vacinar contra a Covid-19 na pequena cidade de Pietraperzia, na região da Sicília, na Itália , morreu por complicações da doença em cerca de um mês, informam as autoridades de saúde local.

Os familiares começaram a manifestar os primeiros sintomas pouco antes do Natal e o primeiro a falecer foi o pai, de 81 anos, que morreu ainda em casa após a chegada dos médicos dos serviços de emergência no fim de dezembro.

Família morre de Covid-19 (Foto: Shutterstock)

No mesmo dia, foram levados para o hospital Umberto I, que fica na capital da província homônima, Enna, a esposa do idoso, uma mulher de 78 anos, e três filhos do casal - duas mulheres de 52 e 55 anos e um homem de 50.

Segundo as informações locais, a primeira a morrer no hospital foi a mulher de 55 anos, depois o homem de 50 e, nessa quinta-feira (3), morreram a mãe e, horas depois, a filha de 52 anos.

"Estamos devastados, perdemos tudo", disse a neta do casal, Noemi, de 25 anos, filha de uma das vítimas. "Eles não quiseram se vacinar porque tinham medo e disseram que conheciam gente que teve graves consequências da vacina, por isso, não quiseram tomar", informou ainda a jovem.

O prefeito de Pietraperzia, Salvuccio Messina, classificou a morte como uma "tragédia que atingiu toda a comunidade pietrina". 

"Uma família inteira exterminada por esse maldito vírus, que infelizmente é raivoso. O prefeito e a administração municipal se unem à intensa dor que atingiu os parentes pela perda de seus amados familiares", disse ainda Messina.

O diretor do hospital Umberto I, Emanuele Cassarà, lembrou da importância da vacinação após a "tragédia familiar". "Isso mostra que a única arma para evitar consequências tão nefastas é a vacina", acrescentou.

Desde 1º de fevereiro, o governo italiano obriga a todas as pessoas com mais de 50 anos de se vacinar contra a Covid-19, já que essa é a faixa etária que mais precisa de atendimento médico hospitalar por desenvolver complicações mais graves da doença.

Apesar da obrigatoriedade e de multas que podem chegar a 1,5 mil euros para quem não se vacinar, há ainda 1.516.796 pessoas com mais de 50 anos que não iniciaram o ciclo de imunização na Itália.

Conforme a última atualização do Ministério da Saúde, a Itália tem quase 91% das pessoas com mais de 12 anos que tomaram ao menos uma dose, 87,9% que tomaram as duas doses e 80,9% que receberam a dose de reforço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES