Anvisa aprova primeiro autoteste de saliva para Covid-19 no Brasil

Outro autoteste, de cotonete no nariz, também foi aprovado; com novos registros, existem agora 4 autotestes liberados no país

Anvisa aprova primeiro autoteste de saliva para Covid-19 no Brasil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (25), o primeiro autoteste para Covid-19 que usa a saliva para detectar a presença do vírus. Um segundo autoteste, que faz a coleta pelo cotonete no nariz, também foi aprovado.

Com os novos registros, existem agora 4 autotestes para Covid liberados no Brasil.

O teste de saliva aprovado é o "COVID Ag Oral Detect", registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda. Ele será fabricado no Brasil e é o segundo teste dessa empresa aprovado no país.

Anvisa aprova primeiro autoteste de saliva para Covid-19 no Brasil - Reprodução/TV Globo

A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Depois, com o cotonete que vem no kit, a pessoa transfere a quantidade necessária de saliva para um tubo de extração. A agência ressaltou a necessidade de ler as instruções antes de realizar o teste.

O segundo teste aprovado é o "SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE", registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda. Ele também será fabricado no Brasil.

Segundo a Anvisa, o produto foi desenvolvido para coleta de amostra por swab nasal (cotonete no nariz), de forma não profunda (nas narinas) e terá embalagens com 1, 2 e 5 testes.

Testes aprovados

Até agora, existem 4 autotestes aprovados no Brasil:

  • "Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno", da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos (aprovado em 17 de fevereiro);
  • "Autoteste COVID Ag Detect", da empresa Eco Diagnostica Ltda (aprovado em 23 de fevereiro);
  • "COVID Ag Oral Detect", também da Eco Diagnóstica Ltda (aprovado em 25 de fevereiro);
  • "SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE", da empresa Kovalent do Brasil Ltda (aprovado em 25 de fevereiro).

Para obter o registro, os produtos são avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento aos requisitos legais exigidos dos autotestes. A Anvisa informou que um dos principais pontos de análise é que as instruções de uso estejam em linguagem simples, que permita a qualquer pessoa entender as orientações e utilizar o teste.

As informações são do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES