Anvisa faz alerta sobre risco de inflamação cardíaca de duas vacinas

OMS diz que benefícios superam riscos, e tranquiliza população com relação a resultados

Até o momento não nenhum registro no Brasil de problemas cardíacos causados pela vacina | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta  sobre o risco de inflamação cardíaca após a aplicação de imunizantes contra a Covid-19, no caso das vacinas que usam tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como a vacina da Pfizer.

O dado foi divulgada pela reguladora após o registro de casos da inflamação nos Estados Unidos. Mas para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os relatos de duas doenças raras, registradas como miocardite e a pericardite, ambas no coração, foram detectadas dias após a aplicação das vacinas. Isso aconteceu, principalmente, entre homens mais jovens e depois da segunda dose.

"Casos muito raros de miocardite e pericardite foram observados após a vacinação com os imunizantes de mRNA (RNA mensageiro) contra a COVID-19", informou documento da OMS, que esclarece: "os benefícios das vacinas de mRNA contra a COVID-19 superam os riscos na redução de hospitalizações e de mortes devido às infecções".

O estudo encontrou poucos casos dde problemas no coração nos Estados Unidos/reprodução

A Anvisa ressaltou, ainda, que mantém a recomendação da imunização com a vacina da Pfizer no Brasil e disse que, até o momento, não há qualquer relato de casos dessas complicações pós-vacinação no país.

"A agência esclarece que o risco de ocorrência desses eventos adversos é baixo, mas recomenda aos profissionais de saúde que fiquem atentos e perguntem às pessoas que apresentarem sintomas se elas foram vacinadas, especialmente com a vacina da Pfizer", disse a agência, em comunicado.

No Brasil, o imunizante da Pfizer é responsável por 9,2% de todas as vacinas aplicadas, o que representa cerca de 9,6. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES