Aos 23 anos, Malala Yousafzai é vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido

Nobel da Paz de 2014, a jovem paquistanesa vive hoje na Inglaterra. Aos 14 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã porque queria estudar.

Malala Yousafzai | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 23 anos, foi vacinada contra a Covid-19 nesta sexta-feira (25), segundo anúncio que ela mesma fez em redes sociais. Ela vive no Reino Unido, onde a campanha de vacinação está bastante avançada.

"Acabei de receber minha primeira dose da Pfizer", celebrou a jovem. "Se você for elegível, tome sua vacina contra a Covid-19. Fique seguro e mantenha os outros seguros."

Malala ficou conhecida por ser uma ativista do direito a estudar. Aos 14 anos, ela foi baleada na cabeça pelo Talibã porque queria ir para a escola – no ano passado, ela se formou em filosofia, política e economia na prestigiosa Universidade de Oxford.

Malala Yousafzai recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em um posto da Inglaterra em 25 de junho de 2021 — Foto: Twitter/@Malala 

82% da população adulta vacinada

O ministro responsável pela campanha de vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, disse na quarta-feira (23) que 82% dos adultos do país já receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Zahawi também comemorou que 60% dos britânicos estão com a vacinação completa, ou seja, já receberam as duas doses dos imunizantes disponíveis.

"Alcançamos a marca de 3 em 5 de todos os adultos recebendo a proteção de uma segunda dose", disse o ministro das vacinas em um pronunciamento.

O Reino Unido foi o primeiro país do ocidente a iniciar uma campanha de vacinação em massa, ainda em dezembro do ano passado, logo após a aprovação do imunizante da Pfizer/BioNTech.

A vacinação dos britânicos usa 4 imunizantes diferentes, todos aprovados pela autoridade sanitária do país, e distribuídos de graça pelo NHS, sistema público de saúde, parecido com o SUS brasileiro.

Nadhim Zahawi, ministro das vacinas, em entrevista coletiva na sede do governo britânico, em Londres, em 23 de junho de 2021 — Foto: Tom Nicholson/Pool/Reuters 

As vacinas aprovadas no Reino Unido são:

  • Moderna
  • Oxford/AstraZeneca
  • Pfizer/BioNTech
  • Janssen

As três primeiras exigem duas doses para a imunização completa, já a vacina da Janssen (Johnson & Johnson) requer apenas uma dose para a proteção.

Aumento nas internações

O serviço de saúde do Reino Unido fez um alerta nesta semana por causa do aumento no número de pessoas com Covid-19 que estão precisando de respiradores nos hospitais.

Especialistas já previam essa alta desde a reabertura gradual do país, com mais pessoas nas ruas e com a dominância da variante delta, identificada pela 1ª vez na Índia.

A britânica Margaret Keenan, de 90 anos, recebe dose da vacina contra Covid-19 em um hospital de Coventry, na região central da Inglaterra. Ela foi a primeira a receber a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã de biotecnologia BioNTech no Reino Unido — Foto: Jacob King/pool via Reuters 

Mesmo assim, o governo britânico mantém a data para o fim de todas as restrições contra a Covid-19 no dia 19 de julho, auge do verão no hemisfério norte.

Variante delta

No Reino Unido, onde a variante delta já é dominante, o Ministério da Saúde assegurou que as duas doses aplicadas conferem proteção às infecções.

"É importante que as pessoas recebam ambas as doses da vacina contra a Covid-19, porque dados nos mostram que ela pode proteger efetivamente contra a variante delta", disse o ministro Matt Hancock.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES