Apenas 13 mortes: Entenda como Paraguai controlou a pandemia do Covid - Política de fronteiras

Com cerca de 1,4 mil casos confirmados e 13 mortes, país é até agora um dos menos afetados pelo novo coronavírus. - Política de fronteiras

Slide 5 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Política de fronteiras

No Paraguai, por outro lado, cerca de 7 milhões de pessoas vivem em um território três vezes maior que o do Uruguai, que tem a metade da população - outro país, aliás, que conseguiu conter a pandemia com uma estratégia bem-sucedida.

Portanto, a densidade populacional no Paraguai é muito baixa, apenas 17 pessoas por quilômetro quadrado, o que o beneficiou.

"Outros países com tamanho e população pequenos, como Uruguai e Costa Rica, alcançaram resultados significativos na luta contra o coronavírus ", explica Zissis, "enquanto países maiores ou muito mais populosos, como Brasil ou Estados Unidos, têm desafios maiores."

No entanto, Zissis continua: "Ser pequeno não é uma condição suficiente para conter o vírus, e o caso do Panamá - onde até 17 de junho havia 22.597 casos e 470 mortes, segundo dados do John Hopkins Center - demonstra isso".

Outro fato demográfico que explica a baixa mortalidade no Paraguai é que 8 em cada 10 infectados, segundo o Ministério da Saúde Pública, tinham menos de 39 anos, ou seja, uma faixa etária com menor risco de complicações e mortes.

Por outro lado, o Paraguai compartilha mais de 1,3 mil quilômetros de fronteira com o Brasil, atualmente o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos .

E aqui pode haver outra chave para o sucesso do Paraguai: sua política de fronteiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES